REGIANE SOARES
da Folha Online
O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) disse nesta terça-feira que se o PMDB quiser, terá "participação efetiva" na chapa do PT em Minas Gerais. Pré-candidato ao governo mineiro pelo PT, Patrus defendeu uma aliança "correta e transparente" com parceiros históricos que participam da base de sustentação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente o PMDB.
"Nós estamos trabalhando com uma perspectiva de fazer uma aliança com o PMDB. Claro que trabalho com a perspectiva de ser o candidato a governador e ter o apoio do PMDB, construindo uma aliança correta, transparente e com a participação efetiva na chapa", afirmou o ministro em São Paulo, onde ministrou palestras a empresários sobre a ação do governo na área social.
Patrus admitiu que o PMDB é um interlocutor "fundamental" e que está vivendo o seu processo interno "legítimo e democrático" de lançar um candidato próprio a governador em Minas. O partido estuda lançar o ministro Hélio Costa (Comunicações), líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo.
Se as candidaturas de Patrus e de Costa se confirmaram, Minas não deverá repetir a aliança nacional PT-PMDB, que em 2010 deverá lançar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.
Ontem, Dilma afirmou que considera difícil a reprodução da aliança PT-PMDB nos Estados. "Não é possível querer defender uma coisa que está na cabeça da gente e querer que a realidade se enquadre. É o inverso", disse ela, em Florianópolis.
O ministro disse ainda que tem interlocução muito boa com os diversos setores do partido em Minas e que seu objetivo hoje como pré-candidato é garantir a unidade do PT. "Quero ser candidato do PT com unidade no partido", afirmou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u656889.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário