Leandro Prazeres
Especial para o UOL Notícias
Em Manaus
Com um discurso ácido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou, nesta quinta-feira (26) o gasoduto Urucu-Coari-Manaus. Lula atacou a oposição: comparou-a a um "casal que não consegue ter filhos" e disse que, "para desgraça dos outros", ainda tem muitas obras para inaugurar em 2010.
O gasoduto leva gás natural da província petrolífera de Urucu, na floresta Amazônica, a Manaus, onde será utilizado como combustível para as usinas termelétricas que abastecem a capital do Amazonas. Apesar da inauguração, nenhuma usina já está funcionando com o gás transportado pelo gasoduto que custou R$ 4,5 bilhões e é alvo de suspeitas de irregularidades.
"Tem gente que é tão azeda, tão invesjoso...parecem um casal que não tem filhos e, em vez de procurar um médico para se tratar, fica olhando o casal vizinho. Quando nasce a criança, diz: ah, mas ele nem falar fala", disse Lula a uma platéia repleta de funcionários da Petrobras e de sindicalistas com faixas e bandeiras de partidos governistas como o PC do B.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabriele, disse que do ponto de vista operacional, o gasoduto está pronto. "Como todo gasoduto, ele não começa a operar com sua capacidade máxima. O processo de substituição dos motores (das usinas termelétricas) está dentro do previsto. Há uma programação e até setembro de 2010, os motores deverão ser trocados. Como o presidente disse, uma criança não nasce sabendo falar. Mas essa falará, com certeza", disse Gabriele.
O presidente da Petrobras explicou, evasivamente, os motivos que levaram ao aumento dos custos da obra do gasoduto, que começou com um orçamento de R$ 1,2 bilhão. "Este é um projeto grandioso. Ele previa que a construção seria feita no período da seca, mas por uma série de razões isso não ocorreu. Mudamos completamente o método construtivo, que envolveu modificações profundas nas técnicas de construção. Tivemos que utilizar técnicas usadas em construção de dutos no mar. Ninguém começa uma obra prevendo aumento de custo", disse o presidente da Petrobras.
O gasoduto Urucu-Coari-Manaus tem 661 km de extensão. Sua capacidade máxima de transporte é de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A maior parte do gás (5 milhões de metros cúbicos) será utilizada na geração de energia elétrica. As reservas de gás natural da província de Urucu estão estimadas em 53 bilhões de metros cúbicos, a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para as do Rio de Janeiro, estimadas em 144 bilhões.
http://noticias.uol.com.br/politica/2009/11/26/ult5773u3087.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário