24 de nov. de 2009

Heloisa Helena cria comissão e dá primeiro passo para aliança do PSOL com Marina Silva

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

A presidente do PSOL e vereadora de Maceió Heloisa Helena, formalizou nesta terça-feira o pedido para que o PV constitua uma comissão para discutir uma possível aliança para as eleições de 2010. Heloisa Helena esteve com a pré-candidata do PV à sucessão presidencial, a senadora Marina Silva (AC), e propôs que os diálogos comecem na próxima semana.

Heloisa Helena se esforçou para mostrar intimidade com o projeto de Marina e intimidade com a ex-colega do PT. A vereadora, no entanto, disse que o PSOL ainda não descartou totalmente lançar um candidato para brigar pelo comando do Palácio do Planalto no ano que vem.

"Essa questão não pode ser descarta agora [candidatura própria]. Por isso, pedimos que seja formalizada essa comissão para que se estabeleça um diálogo no sentido de construir uma unidade para que possamos andar juntas. Vamos trabalhar nesse sentido.

Marina reconheceu que PV e PSOL possuem divergências programáticas, como a defesa do aborto, mas minimizou o impacto dessas diferenças em uma possível aliança. "Na verdade, que essas diferenças existem todos nós sabemos, mas as vezes elas existem dentro do próprio partido", afirmou.

A vereadora praticamente descartou formar uma chapa com Marina na disputa presidencial. "Eu já disse que na eleição passada seria uma decisão do partido e que em 2010 seria do povo de Alagoas. Fiz a opção de morar em Alagoas, poderia estar seguindo minha carreira acadêmica na França, no Rio de Janeiro, mas preferi ouvir os apelos do povo de Alagoas e voltar porque me sinto na obrigação de disputar a eleição independente de ganhar ou vencer", disse.

Heloisa Helena disse que não se sente à vontade de disputar a corrida presidencial contra Marina. Para Heloisa Helena, Marina Silva, é o único nome capaz de promover o debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social.

"Já disse várias vezes que não gostaria de ser candidata com Marina sendo candidata. [...] Eu pessoalmente me sinto profundamente feliz e realizada como mulher, como mãe, como cidadã brasileira em ter a oportunidade de votar em Marina para a presidência da República", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u656943.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário