13 de dez. de 2009

Ex-prefeito Filippi vê como 'estratégico' apoio do PT a Ciro Gomes

Do Diário do Grande ABC

O antecessor de Mário Reali (PT) à frente da Prefeitura de Diadema e pré-candidato a deputado federal em 2010, José de Filippi Júnior (PT), vê como "estratégica" a possível candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado de São Paulo, com o apoio do PT.

"Como o PSB é aliado do PT em nível nacional, com certeza, a parceria estadual fica mais fácil e nos deixa mais a vontade", afirmou Filippi, durante rápida conversa com a reportagem do Diário na Câmara de Diadema. Ontem, o petista embarcou com os dois filhos para os Estados Unidos, onde faz curso na Universidade de Harvard.

O próprio presidente reeleito do PT estadual, Edinho Silva, em várias entrevistas à imprensa, admite as negociações e não descarta a hipótese de o PT fechar com Ciro - o deputado Antonio Palocci (PT-SP), neste caso, ficaria fora da disputa. "Aliás, seria a primeira vez em nossa história", lembra Filippi, que nos últimos tempos tem reforçado a quebra de paradigmas dentro do PT.

Em Diadema, por exemplo, o PT hoje tem um vice-prefeito de outra sigla: Gilson Menezes que se elegeu no PSC, mas há dois meses retornou ao PSB. E o líder do prefeito Reali no Legislativo, Laércio Soares, vereador que pertence ao PCdoB.

Mas a vontade de Filippi ainda é prematura. Do lado do PSB paulista, hoje aliado do governador José Serra e com a vice-liderança na Assembleia Legislativa, a direção estadual socialista afirma que vai levar o projeto "Ciro Governador" adiante, apesar da saia-justa com o tucano.
A alta cúpula do PT entende, nas entrelinhas, que é bom para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que Ciro Gomes saia da corrida presidencial.

REGIONAL - Ciro Gomes à parte, Filippi falou sobre a possibilidade de o PSB de Diadema fazer parte da base aliada de Mário Reali, uma vez que o vice hoje é socialista. "Vejo com simpatia", limitou-se a dizer o petista.

No pleito municipal do ano passado, o PSB esteve no mesmo palanque do PSDB, liderado pelo deputado estadual tucano José Augusto da Silva Ramos, que disputou a sucessão de Filippi e perdeu. Com a saída de William Dib, ex-prefeito de São Bernardo do PSB para o PSDB, Filippi acredita em união municipal. "O PSB do Dib era tucano. Agora, ele foi para o ninho certo", cutucou.

Procurado por telefone na sexta-feira, o ex-prefeito de São Bernardo preferiu não se pronunciar.

http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5783466&titulo=Ex-prefeito+Filippi+ve+como+'estrategico'+apoio+do+PT+a+Ciro+Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário