da Folha Online
O PSTU lançou hoje a pré-candidatura de José Maria de Almeida à Presidência. O lançamento ocorre às vésperas da decisão do PSOL sobre o apoio do partido à Presidência.
Em 2006, PSOL, PSTU e PCB se formaram numa frente de esquerda que apoiou a candidatura da então senadora Heloísa Helena (AL). Essa aliança se repetiu na disputa à prefeitura de várias cidades em 2008.
Para 2010, entretanto, o PSTU informa que não estará junto do PSOL se o outro partido apoiar a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC).
O apoio a Marina também racha o PSOL. Enquanto parte do PSOL defende o lançamento de uma candidatura própria a presidente, outro grupo é favorável a uma aliança com o PV.
O secretário de Movimentos Sociais, Fernando Silva, integrante da Executiva Nacional, disse que a aproximação com o PV ainda não está em debate no partido, principalmente porque a candidatura a presidente de Plínio de Arruda Sampaio está crescendo internamente na legenda.
"É possível que seja formalizada uma aliança com o PV, mas isto está longe de ser consenso no partido. Não há nenhum consenso no PSOL em se coligar com o PV", afirmou Fernando.
Integrante da Executiva Nacional do PSOL, Edilson Silva, admitiu que a falta de consenso no PSOL sobre as eleições de 2010 não é segredo "para ninguém", e reconheceu que há posição interna divergente.
"A candidatura de Plínio de Arruda Sampaio é uma posição legítima que nós respeitamos. Mas temos que fazer um trabalho exploratório da candidatura da Marina Silva que tem alguns aspectos que não estão claros. Só podemos visualizar a candidatura da Marina na medida que fazemos um debate interno", afirmou Edilson.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u652299.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário