10 de nov. de 2009

EXTRA: Ministério Público denuncia integrantes da Liga da Justiça por crimes eleitorais no Rio

da Folha Online

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou nesta terça-feira integrantes da milícia Liga da Justiça, que atua na zona oeste da cidade, por formação de quadrilha armada para prática de crimes eleitorais durante a campanha de 2008.

Foram denunciados os ex-vereadores Carminha Jerominho (PT do B) e Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB), o ex-deputado estadual Natalino Guimarães (sem partido), Luciano Guinâncio Guimarães, além de outras 16 pessoas, entre policiais e ex-policiais. Carminha e Luciano são filhos de Jerominho, que é irmão de Natalino.

A denúncia foi feita por promotores do Núcleo de Combate ao Crime Organizado. Segundo a denúncia, o grupo começou a agir em 2005 na zona oeste do Rio "em caráter estável e permanente" para praticar crimes eleitorais. O grupo atuava armado e coagia a população para atender seus objetivos eleitorais.

Para o Ministério Público, o grupo era comandado por Natalino e Jerominho e, com a prisão deles, a "chefia" passou para os irmãos Luciano e Carminha. "Essa última foi ainda escolhida pelo grupo para concorrer ao cargo de vereador do Município do Rio de Janeiro nas eleições de 2008. Assim, estava garantida a hierarquia familiar e mantido o escopo de se conseguir colocar alguém da quadrilha no Poder Público", afirmam os promotores na denúncia.

A Polícia Federal também realizou operação durante a campanha eleitoral do ano passado para investigar candidatos que usavam milícias para coagir eleitores no Rio.

Carminha chegou a ser presa sob a suspeita de usar milícias para obrigar eleitores de comunidades carentes da cidade a fazer campanha em seu favor. Ela e outros 20 presos na Operação Voto Livre, da PF, foram soltos beneficiados por alvará de soltura concedido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio.

A reportagem não localizou os denunciados para comentar a denúncia do Ministério Público.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u650345.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário