GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
Líderes da oposição vão cobrar explicações do governo federal sobre o apagão elétrico que deixou sem luz 12 Estados brasileiros na noite desta terça-feira. Na Câmara e no Senado, parlamentes do DEM e PSDB vão apresentar requerimentos de informações ao Ministério de Minas e Energia sobre os motivos do apagão, assim como vão pedir que os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) compareçam ao Congresso para explicar detalhes do sistema elétrico nacional. Também será convocado o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau.
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que vai apresentar requerimentos de convite a Dilma e Lobão na Comissão de Infraestrutura do Senado. O tucano também prometeu apresentar requerimentos de convite a Dilma e Lobão para falarem sobre a falta de luz no país.
Na Câmara, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), também vai apresentar requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia sobre o apagão. O deputado também prometeu sugerir a criação de uma comissão externa da Câmara para acompanhar o monitoramento do governo em relação às causas do apagão em quase todo o país.
A comissão, segundo Caiado, também teria a função de fazer uma espécie de "raio x" do sistema elétrico nacional para avaliar as condições do sistema brasileiro. Em ano pré-eleitoral, a oposição promete investigar a fundo as causas do apagão no país para evitar que partidos governistas usem a eficiência do sistema elétrico nacional como plataforma de campanha.
O líder do DEM disse que o partido consultou especialistas em sistema elétrico que descartaram que o blecaute tenha sido provocado apenas por problemas naturais.
Segundo Caiado, o apagão identifica falta de investimento do governo no setor."O que os técnicos mostraram é que um problema natural não seria capaz de provocar um apagão com esta extensão. Fica claro que falta investimento do governo."
Como no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) houve um apagão que deixou parte do país às escuras em 2001, a oposição promete unir forças para mostrar que o governo Luiz Inácio Lula da Silva não teve o êxito propagado no que diz respeito à administração do sistema elétrico nacional.
Causas
O secretário executivo do Ministro de Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira que a origem do apagão aconteceu em três linhas de transmissão nos Estados do Paraná e de São Paulo. Entre as linhas, duas ligam o município de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e a outra fica entre Itaberá (SP) a Tijuco Preto (SP).
Segundo o secretário, as três linhas foram desligadas por conta de "condições meteorológicas adversas". Todo o sistema já voltou e o apagão durou cerca de quatro horas, segundo os cálculos do ministério.
A assessoria do Ministério de Minas e Energia afirmou que o blecaute que atingiu parte do país na noite de ontem até a madrugada de hoje afetou, ao todo, 12 Estados brasileiros, além de parte do Paraguai. Às 6h, a usina de Itaipu informou que já operava normalmente.
Segundo a assessoria, a região mais afetada foi a Sudeste, onde todos os Estados --São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo-- tiveram problemas, já no Sul do país, o blecaute atingiu os três Estados --Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também foram afetadas, com registro de apagões nos Estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u650772.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário