Ela rejeita comparação do apagão de terça-feira com o racionamento de energia da era FHC
Mylena Fiori, do R7 em Brasília
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, afirmou nesta quinta-feira que comparar o blecaute de terça-feira com o racionamento de 1999 é querer “confundir a população”.
Apesar de dizer que não iria rebater a oposição, essa afirmação é uma resposta a ela, que vem comparando o episódio ao racionamento de energia ocorrido no Brasil quando o presidente era o tucano Fernando Henrique Cardoso.
Dilma afirmou que não há qualquer risco de faltar energia no Brasil, ao contrário do que sugere a oposição:
- É tentar apresentar o país com uma fragilidade que não existe. [...] Esse país, hoje, tem mais energia do que teve em qualquer momento anterior.
A ministra disse ainda que é importante que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apure o que provocou o apagão desta semana para que seja possível melhorar o sistema de energia.
Dilma afirmou que o Brasil consegue “segurar o problema em 95% dos problemas quando eles atingem a geração de energia, mas que para conseguir “agüentar 100%”, o nível de investimento do governo seria “elevadíssimo”:
- Todos os países do mundo trabalham apostando numa coisa que é a probabilidade de acontecer.
Ela concluiu dizendo que o Brasil tem um dos melhores sistemas elétricos do mundo, e que a polêmica acabou:
- Para o governo, este episódio está encerrado. O que o governo vai fazer é, através do sistema do setor elétrico, apurar como sempre se faz.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/dilma-afirma-que-oposicao-usa-o-blecaute-para-confundir-populacao-20091112.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário