23 de out. de 2009

PT não pode chutar aliados nem depender da agenda de Ciro, diz Emidio de Souza

FABIANA FUTEMA
editora de Brasil da Folha Online - 23/10/2009 
 
Pré-candidato ao governo de São Paulo, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), defendeu hoje que o partido priorize a eleição nacional em detrimento da estadual. Ele admitiu a possibilidade de apoiar a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao Palácio dos Bandeirantes, mas diz que o PT também deve se preparar para lançar um nome na disputa.

"Temos que apresentar [uma candidatura própria] e lá na frente, se for o caso, nós teremos que saber recuar. Porque para nós o projeto nacional é mais importante. A eleição da [ministra da Casa Civil] Dilma [Rousseff] é mais importante. E não consideramos o Ciro um adversário", disse ele por telefone para a Folha Online.

Segundo ele, o PT tem de conciliar essa disposição de se aliar a Ciro sem abrir mão de preparar sua candidatura própria ao governo de São Paulo. "Temos que preparar nosso candidato e respeitar o adversário. Se for preciso, lá na frente, já tem candidato preparado. Não podemos condicionar nossos passos ao calendário do Ciro. Ele tem a lógica dele."

Emidio disse que ainda não é hora de discutir quem vai ser vice numa eventual chapa de Ciro ao governo de São Paulo. "Não tenho me colocando nessa posição. Até agora ele disse que é candidato a presidente. E não demonstrou vontade de ser candidato em São Paulo. Porque vamos pensar em discutir vice para para um candidato que não existe? O PT tem que preparar o nome [para a disputa] e estar aberto a negociações."

O prefeito de Osasco publicou hoje em seu site uma carta à militância do PT defendendo a possibilidade de apoiar um nome de fora do partido para o governo de São Paulo. Essa carta se soma às declarações de dirigentes do PT, que manifestaram nos últimos dias a necessidade do partido estar aberto para negociar com o PSB.

Todas essas manifestações rebatem a ex-ministra Marta Suplicy (SP), que ao defender a candidatura própria do PT fez críticas a Ciro. A declaração de Marta irritou dirigentes do PSB.

Emidio disse que o PT deve abandonar essa postura em relação a outros candidatos. "O PT tem que formar uma frente em São Paulo. Não pode chutar ou tratar mal os aliados, nem o PSB, ou o PC do B ou o PR. Tem que ter nosso candidato, definir, mas saber que os demais partidos da aliança também podem ter [candidato]."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u642396.shtml

3 comentários:

  1. Geraldo Buss12:36

    Marina Silva foi muito, mas muito feliz mesmo, ao interpretar que o sr. Lula usou de uma "metáfora infeliz" ao citar que até Jesus faria acôrdo com Judas para ganhar votos! O problema é que o sr. Lula vive fazendo "metáforas infelizes" que julga serem idéias supra geniais. Parece que ele e os seus comandados se preocupam unica e exclusivamente em permanecer no poder . Lula já demonstrou que não tem palavra e cada palavra que ele profere não vale absolutamente nada. É falta de carater ou é o trabalho de político quando uma hora chama o adversário de bandido/corrupto e na outra diz que devemos respeitar a bibliografia do mesmo.????? Que o Lula fique comparando tudo com o Corintians com of utebol e esqueça de mudar, pois mudou e pisou na bola de novo. Mexeu com quem estava quieto ...

    ResponderExcluir
  2. joão nascimento12:37

    dilma ,mst,pt,pmdb,sarney,renan,palloci,ze dirceu,tarso ministro da justiça,japa do pt ñão sei escrever palavrão, genoino,marco aurelio garcia,gilbertinho aquele de sto.andre o inimigo mora ao lado e por fim o poderoso lula so deus sabe o que vai dar em 2010

    ResponderExcluir
  3. alfredo adao12:37

    - Quem Berzoine para justificar palavras proferidas pelo presidente Lula, quer ou não ofendeu milhoes de brasileiros de todas as religioes, e pelo que vejo somente uma entidade religiosa teve a coragem de rebater tal argumento dito por um cidadão. Lula para ser exemplo de brasileiro deveria ele pedir que algume assumissem a presidencia do Brasil e ele deixaria o Brasil sem dar noticias a qualquer brasileiro. Vergonhosas são as atitudes dos cães de guarda que o defende, isso, significa que toda a laia do PT são iguais. Meu ponto de vista, olhando a Constituição Brasileira, todos os homens são iguais perante a lei. Então, deviria esse cidadão ser punidos por aceitar tantos erros de varios seus correligionariso que o acompanham. Onde está a ética que um cidadão Lula sempre pronunciou em de seus vários discuros pelo Pais? - Bezourão - Não defenda quem aceita roubo nessa Nação.

    ResponderExcluir