da Folha Online - 23/10/2009
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), questionou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), sobre uma pesquisa realizada pelo Ibope para avaliar a suposta chapa pura do para disputar a sucessão presidencial de 2010.
Aécio disputa com o governador de São Paulo, José Serra, a indicação do PSDB para concorrer à Presidência. Mas já negou a possibilidade de ser candidato a vice-presidente em uma chapa encabeçada por Serra. Para o tucano mineiro, gastar dinheiro com pesquisa para avaliar a chapa pura seria desperdício de dinheiro.
Ontem, depois que soube do resultado parcial da pesquisa, Aécio procurou Guerra para questionar a origem do levantamento. Segundo o governador, o presidente nacional tucano disse que a pesquisa não foi encomendada pelo PSDB, mas por um militante do partido no Rio de Janeiro: Ronaldo César Coelho.
"[A pesquisa] Não é do partido por uma outra razão: o partido não jogaria dinheiro fora fazendo uma pesquisa, cogitando a minha presença como candidato a vice-presidente da República. Esta possibilidade, simplesmente, não existe", afirmou Aécio ontem, em entrevista divulgada por sua assessoria.
A reportagem deixou recados com a assessoria de Sérgio Guerra e no escritório de Ronaldo César Coelho, mas não obteve retorno.
Na avaliação do governador mineiro, as pesquisas não vão mudar muito até dezembro ou janeiro, quando deverão ser definidas as candidaturas.
Serra e Aécio discordam no prazo em que a candidatura do partido deve ser definida. Para Aécio, o PSDB deve anunciar seu candidato até janeiro de 2010. Serra, defende março.
Para tucanos de Minas, Aécio está ansioso com a indefinição, uma vez que o governo federal está em franca campanha em favor da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).
"O PSDB e os aliados da oposição têm a convicção de que temos uma grande chance de vencer as eleições apesar de toda a movimentação do presidente da República. E vamos buscar uma candidatura que esteja bem nas pesquisas, isso é sempre muito importante, mas que mostra um potencial também de crescimento e de atração para novos parceiros", afirmou Aécio.
Como forma de divulgar sua pré-candidatura entre os tucanos, o governador mineiro tem viajado pelo país para se reunir com líderes do partido nos Estados. A próxima viagem já foi marcada para 14 de novembro, em Alagoas.
Segundo Aécio, a Executiva Nacional do PSDB está montando um roteiro para oferecer aos dois pré-candidatos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u642455.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário