22 de out. de 2009

'A eleição de 2010 já começou e é briga de cachorro grande'

O Globo - 22/10/2009

Apesar de estarmos distantes mais de 300 dias das próximas eleições, para governo e oposição, há um bom tempo, 2010 já começou. De fato, não há como esconder que o "trem eleitoral" já ocupa as ruas e as telas jornalísticas, levando, a todos os brasileiros, "paz e amor", água são franciscana transposta e toda sorte de farpas e espinhos.

Na última semana, a viagem de Lula, Dilma Rouseff e Ciro Gomes ao sertão brasileiro foi uma "senhora jogada de mestre" para apaziguar os ânimos entre o PT e o PSB, que ainda não chegaram a uma conclusão sobre nome a ser apoiado no caso de indicação única à chapa de 2010. Dilma ou Ciro? Se ambos se lançarem na disputa, Serra agradece.

Viajando com os dois, portanto, o presidente passa a idéia de "paz e amor" e, ao mesmo tempo, divulga junto ao eleitorado a imagem dos prováveis candidatos à sucessão. Por baixo dos panos, ainda, nos próximos dias, o casamento entre o PT e o PMDB foi anunciado e Lula, que não é menino, terá a faca e o queijo na mão. Será?

Mas, enquanto ele, Lula, e os presidenciáveis "vistoriam" as mal iniciadas obras da contestada e polêmica transposição do Rio São Francisco, dormindo em alojamentos improvisados e subindo em palanques, a oposição - que também não se faz de morta - tenta reaver armas, ou conseguir novas, para desgastar a imagem do governo, mantendo seu articulado plano rumo ao topo do poder no próximo sufrágio. Eles querem subir a Serra, digo, a rampa. Mesmo em pleno exercício de seus mandatos, os governadores de São Paulo e de Minas Gerais e também presidenciáveis, José Serra - o favorito nas pesquisas - e Aécio Neves estão com agenda cheia de viagens pelos estados do Brasil. Burlando o expediente de trabalho, os peessedebistas viajam o Brasil e, como já admitiu o governador mineiro, ele "não sai de casa se não for pra fazer política".

Além disso, os oposicionistas estão munindo seu arsenal contra as ações do governo. O PSDB já decidiu que vai pedir à Casa Civil um relatório dos gastos da viagem às obras do São Francisco, para ingressar com uma ação contra o Lula e a ministra, no Tribunal Superior Eleitoral, por prática de campanha eleitoral antecipada. Também, a oposição animou-se com o fato de a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, ter encontrado a agenda que confirma o encontro que ela e Dilma Rouseff tiveram, encontro onde Dilma teria "solicitado" agilidade no processo contra integrantes da família Sarney e que a ministra, a ferro e fogo, nega ter ocorrido. O caso virá à tona, novamente e, flagrada diversas vezes mentindo, como no famigerado caso do currículo falso, é bem provável que Dilma veja seu nariz arrogante crescer mais um pouco.

Mas, é verdade, alguns tiros da oposição pareceram de festim. É o caso das CPIs das ONGs e da Petrobras, que se arrastam no Congresso, quase mortas. Dessas CPIs, creiam, nem pizza, nem nada. Outro, o cômico e ridículo caso da "cueca vermelha" de Suplicy, pretenso superhomem sem noção, em que o Democratas cogitou alegar quebra de decoro parlamentar do petista. O corregedor do Senado, Romeu Tuma, já descartou a possibilidade. Ora, o DEM tem memória curta: há pouco tempo, uma dúzia de denúncias contra Sarney, por deslavada prática de cambalachos, foi arquivada... E eles esperavam a cassação de Suplicy por causa de uma cuequinha vermelha? Tenham santa paciência! Vão trabalhar!
A campanha começou e, a cada dia, efervesce! De certo, até outubro próximo, a queda de braço pública e midiática será voraz e trará à luz muita sujeira oculta. É assistir e ver que águas serão mais fortes e menos podres: se o mar de popularidade do presidente Lula ou o mar de favoritismo do governador José Serra. Segura, meu povo, que é briga de cachorro grande!

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/10/22/eleicao-de-2010-ja-comecou-e-briga-de-cachorro-grande-773488484.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário