CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio - 20/10/2009
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que as ações de inauguração e fiscalização de obras do governo não podem se transformar em "vale-tudo". Ele se referiu à recente viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras de transposição do rio São Francisco, acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT à sucessão presidencial em 2010.da Folha Online, no Rio - 20/10/2009
"É uma avaliação que precisa ser feita. Pelas descrições que vimos na mídia, está havendo sorteio, entregas, festas, cantores. Em suma, isso é modo de fiscalizar tecnicamente uma obra?", questionou Mendes, que esteve no Rio para a assinatura de convênio entre o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Comitê da Copa 2014 para a contratação de ex-detentos para as obras necessárias para a realização do campeonato mundial de futebol.
Para o ministro, não se pode restringir ações públicas de governo, mas, ao mesmo tempo, existe uma preocupação da Justiça sobre abusos e sobre transformação de eventos alusivos a inaugurações de obras em comícios.
"Ninguém pode impedir um governante de governar. É elementar isso. Agora, é lícito transformar um evento rotineiro de governar num comício? Se houver esse tipo de propósito, certamente o órgão competente da Justiça tem que ser chamado a atenção para evitar esse tipo de vale tudo", comentou.
Em entrevista ao programa "É Notícia", Mendes disse que Lula testa os limites de tolerância da Justiça Eleitoral. E que ao viajar com Dilma, Lula pode acabar com a a igualdade de chances entre os candidatos.
Hoje, o ministro Tarso Genro (Justiça) rebateu Mendes e disse que o presidente Lula não vai parar de viajar o país para dar visibilidade às ações do governo e fiscalizar obras.
Tarso afirmou que não há irregularidade na viagem da semana passada do presidente Lula ao Vale do São Francisco, no Nordeste do país. O ministro afirmou que além de estar acompanhado de dois pré-candidatos da base governista ao Palácio do Planalto, o presidente também circulou com um dos pré-candidatos tucanos, o governador Aécio Neves (Minas Gerais).
"Isso faz parte da política, da democracia. É por isso que existe uma lei que é proibitiva de determinados comportamentos em um período de tempo. Portanto, o presidente está no exercício regular da Presidência da Republica e poderá inaugurar obras e participar de eventos públicos todo ano. O que não poderá fazer é a partir de um determinado momento ter a companhia de candidatos sejam eles quais forem porque lá ele esteve acompanhado de outro pré-candidato que é o governador Aécio neves", disse.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u640567.shtml
O PT, (Ala da esquerda) não deveria permitir a aliança com o PMDB, pois queremos aqui em São Paulo, SERRA Presidente - Nada de Dilma,pelo amor de Deus.
ResponderExcluirEm São Paulo Serra está fazendo um ótimo trabalho: vai trazer mais metrô para a população. Portanto, queremos Serra de novo, Serra Governador!
ResponderExcluirE Dilma Presidente! Porque em time que está ganhando não se mexe!
Gasolina
ResponderExcluirNão me dirijo jamais aos comentaristas....
prefiro tecer comments em contra ponto
pra não cair no pessoal
mas vamos lá
não obstante o teor irônico do questionamento....
doroia de incredulidade
sim é incrível que se veja a VERDADE,
SEM PASMOS é claro
repetindo:
Falam tanta asneira sobre gasolina
preço da gasolina :
na Petrobras = 0,744 o litro 31%
repetindo NA PETROBRAS
NA BOCA DA PETROBRAS
LÁ NA REFINARIA
continuando o price composi:
ROUBO do icms ESTADUAL = 28%
CIDE aquela do fhc
+ cofins================ 15%
Álcool da mistura ======== 11%
distribuidora +
transporte +
postos ================ 15%
QUEM rouba mais na coisa quem?
ora como o icms estadual pode ser o dobro do imposto federal?
resposta: roubo