19 de out. de 2009

PMDB e PT fecham acordo em torno da pré-candidatura de Dilma em 2010

GABRIELA GUERREIRO

MÁRCIO FALCÃO

da Folha Online, em Brasília 19/10/2009

A pedido da cúpula do PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fechar com o partido nesta quarta-feira um acordo para apoio à pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à sucessão presidencial de 2010. A cúpula da legenda negocia a indicação do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a vice-presidência da chapa da petista, apesar da resistência de um grupo de peemedebistas contrários à formalização da aliança.

Lula decidiu entrar em campo nas negociações para assegurar a aliança formal com o PMDB. Como há dissidências dentro do partido, a cúpula peemedebista avalia que o presidente tem mais condições de agregar apoio dentro da legenda do que Dilma ou Temer --que sofrem resistências de parte do PMDB.

A ala peemedebista ligada ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), trabalha nos bastidores contra o acordo com Dilma. Por ser minoria dentro do partido, o grupo pró-Serra reconhece que não terá forças para barrar a aliança formal com o PT, mas promete rachar o PMDB na disputa de 2010.

Outro risco à aliança com o PT está nas coligações estaduais. Em vários Estados do país, não há acordo entre petistas e peemedebistas para a formação de um único palanque. Na Bahia, por exemplo, o governador Jaques Wanger (PT) pretende disputar a reeleição, assim como o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) já anunciou sua pré-candidatura ao governo estadual.

O grupo pró-Serra trabalha para formalizar somente em junho de 2010, durante a convenção do partido, a eventual aliança com o PT. A cúpula do PMDB, por outro lado, corre contra o tempo para assegurar que o partido terá a vice-presidência na chapa de Dilma. O PMDB teme uma eventual chapa de Dilma com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na vice, o que deixaria a legenda sem representação no Palácio do Planalto numa eventual eleição da petista.

Os peemedebistas também querem selar o acordo com Lula antes do próximo final de semana, quando serão realizadas eleições para a escolha dos diretórios municipais do partido. Se a aliança com os petistas estiver fechada, parlamentares do PMDB avaliam que será mais fácil eleger nomes favoráveis à união com o PT em 2010.

Campanha

No jantar, os peemedebistas também devem levar ao presidente a sugestão de formar logo um bloco de sustentação para a campanha da ministra, com o maior número de partidos aliados. Dilma já conquistou, nos bastidores, o apoio do PC do B, PDT, PR e PRB. Os peemedebistas avaliam que o grupo deve se unir oficialmente para ações pró-Dilma.

O objetivo do PMDB é polarizar a campanha na disputa governo versus oposição, uma vez que o PSDB ainda não definiu se vai lançar Aécio Neves ou José Serra para a presidência da República em 2010. Os governistas querem promover o nome de Dilma enquanto permanece a indefinição no seu principal partido rival.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u640024.shtml

3 comentários:

  1. Francisco Oliveira09:56

    Com as companhias do pessoal do PMDB o PT estará muito bem acompanhado, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, só tem coisa boa, depois o pessoal fala da aliança de FHC com ACM, aquilo era fichinha. Só lembrando o que Lula disse lá nas barrancas do São Francisco sobre acabar com o coronelismo, acho que ele não prestou a devida atenção o coronelismo está mais forte do que nunca na era Lula/PT com os nomes acima, pelo menos os tucanos se livraram dos coroneis e latifundiários que desgraçam a vida de seus conterraneos nonordeste, é só dar uma voltinha pelo Maranhão, Pará, Alagoas e ver a pobreza a falta de saneamento básico, saúde, entre tantas desgraças. No Pará da governadora Ana Julia Carepa, petista e amiga do Lula morreram centenas de crianças de poucos dias por falta de atendimento na rede pública. Isto é que é governo popular, só discurso, frases de efeito, ações só para os companhero amigos. Eita farra que eles tão fazendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Lago Gonçalves09:56

    LULA E SEUS SEGUIDORES, PRIMAM PELA DESONESTIDADE, PELA MENTIRA, ALIÁS, SÃO MENTIROSOS CONTUMAZES E ABSOLUTAMENTE IMPUNES.
    TODOS OS APAGÕES OCORRERAM NO DESGOVERNO LULA, rigorosamente todos.
    todos os setores chegaram ao fundo do poço para que o desgoverno tomasse alguma atitude.
    OS 2 MAIORES ACIDENTES AEREOS DA HISTÓRIA DO BRASIL, UM NO FIM E OUTRO NO COMEÇO DOS MANDADOS DE LULA, após inúmeras criticas de abandono do setor por lula.
    A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A INFRA ESTRUTURA, E A VIOLÊNCIA SEM FIM, QUE MATA MAIS QUE TODAS AS GUERRAS, CERCA DE 60.000CIDADÃO ANO.
    fora lula e sua quadrilha!
    O BEASIL ESTÁ ACÉFALO E À DERIVA!

    ResponderExcluir
  3. Osmar Alves da Silveira09:57

    Gil Rocha, (espero que não seja o repórter da globo Curitiba, porque aí, seria demais) Será que eu entendi direito? Você realmente está defendendo o fhc?

    ResponderExcluir