26 de ago. de 2010

Para programa de Serra, brasileiros não precisam de "mãe" Dilma

SÃO PAULO, 26 de agosto (Reuters) - A propaganda do candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, usou seu programa no rádio na manhã desta quinta-feira para criticar a campanha da principal rival, Dilma Rousseff (PT), por apresentar a candidata petista como "mãe" dos brasileiros.

O programa de Dilma, que segundo pesquisas recentes deve vencer a corrida presidencial no primeiro turno, não fez ataques ao tucano e concentrou seu programa em promessas para a educação.

"Mamãe disse que vai ser tudo uma maravilha", ironizou um locutor do programa serrista, numa referência à propaganda petista que tem usado uma música em que afirma que Lula deixará uma "mãe" para o povo brasileiro. "Mãe? Minha mãe, sua mãe? Que mãe é essa?", seguiu ironizando um segundo integrante da campanha tucana.

As críticas à petista ganharam tom mais sério na voz de um locutor, que pregou "respeito" ao eleitor. "Respeito. Essa é a primeira obrigação que um homem público deve ao cidadão", disse.

"Tratar o cidadão como gente grande é respeito. Você que sustenta esta nação com trabalho duro e com um imposto muito alto, não merece ser tratado como criança. Não precisa de uma nova mãe, de um novo pai."

Serra apareceu em sua propaganda para prometer "dobrar e melhorar" o Bolsa Família e criar uma rede de hospitais para tratar de pessoas com deficiência.

O programa de Dilma bateu na tecla da educação e trouxe a candidata e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falando de como a educação foi importante em suas vidas.

Lula lembrou do dia que recebeu o diploma de torneiro mecânico no Senai. "Foi uma alegria imensa", disse. Já Dilma lembrou do incentivo que seu pai dava à leitura e aos estudos. "Até hoje a minha vida tem sido de estudo e de aprendizado permanentes", comentou.

A campanha petista repetiu a promessa de Dilma de construir 6 mil creches e pré-escolas. Também mostrou o programa "Mais Educação", "um programa de escola em tempo integral nas capitais e regiões metropolitanas de todo o país".

"Só vamos garantir um futuro melhor, com igualdade de oportunidade, quando pudermos garantir educação de qualidade para todos. Por isso, a educação é nossa prioridade máxima", disse a candidata.

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, que ocupa uma distante terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, também concentrou sua propaganda na educação.

Lembrando que "eu fui uma criança que não entrou na escola na hora certa", Marina prometeu implantar a educação em tempo integral no país.

(Por Eduardo Simões)

http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE67P04S20100826

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