17 de nov. de 2009

Aécio se encontra com Ciro para tentar acordo

Da AE

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) se reúnem,hoje,em Belo Horizonte.O gesto político visa fortalecer suas pré-candidaturas à Presidência e reforçar a hipótese de que poderão estar juntos nas eleições de 2010.

Para aliados do mineiro, que disputa a indicação como presidenciável do PSDB com o colega paulista José Serra, a agenda pública com Ciro sugere que as articulações para um eventual acordo com a legenda socialista não se esgotaram.

Antes de participar de um almoço oferecido por Aécio, no Palácio das Mangabeiras, o deputado do PSB irá prestigiar o lançamento do portal da ONG Brasil Tem Jeito, idealizada pelo secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG) um dos mais destacados aliados do governador de Minas. Aécio também deve prestigiar o evento.

O flerte entre o governador de Minas e o deputado é antigo e permeou a aliança de Aécio com o petista Fernando Pimentel na eleição de Márcio Lacerda (PSB) para a prefeitura de Belo Horizonte, no ano passado.

Em Minas, o governador possui forte interlocução e influência entre os socialistas. No início do ano ele teria prometido apoio a Pimentel na eleição estadual caso o ex-prefeito da capital migrasse para o PSB, o que não ocorreu.

A legenda socialista serviu também como abrigo para novos aliados do tucano, entre eles o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago-que deixou o PT após aceitar um cargo na Cemig (Companhia Energética do Estado)

Lacerdaconsidera que o PSB está firme na proposta de candidatura própria ao Palácio do Planalto. Outras lideranças mineiras do PSB, porém, ainda alimentam a esperança de uma dobradinha Ciro/Aécio no próximo ano.

Para se contrapor à liderança de Serra nas pesquisas de intenção de voto, Aécio tem insistido no argumento de que possui mais capacidade de agregar apoios, inclusive de partidos que atualmente fazem parte da base aliada ao governo federal. Nas últimas semanas, o governador de Minas decidiu esticar a corda e estabeleceu o fim deste ano e início do próximo como prazo final para a definição do candidato tucano. Caso contrário, afirma que vai se lançar como candidato ao Senado e cuidar de sua sucessão em Minas. Serra trabalha para que a escolha seja feita em abril.

Aécio disse que o encontro com Ciro não tem por objetivo enfraquecer a pré-candidatura do governador Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário