23 de set. de 2010

Na TV, Marina comemora pesquisas; Serra poupa Dilma de ataques

Marcel Vincenti
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O programa da candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, comemorou no horário eleitoral desta quinta-feira (23) os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto, que mostram a verde ganhando terreno na disputa pelo Palácio do Planalto. O locutor da propaganda afirmou que “Marina é a única candidata que cresce nas pesquisas”, para depois destacar a sondagem divulgada pelo Ibope na última sexta-feira (17), segundo a qual a presidenciável ganhou três pontos percentuais na preferência do eleitorado.

Marina também fez promessas para seu eventual governo: disse que, se eleita, terá o “compromisso” de aumentar os recursos públicos destinados à educação para o equivalente a 7% do PIB (atualmente o montante equivale a 4,7% do PIB) e, citando reportagem recente do jornal “O Globo”, disse que há hoje uma “onda verde” nas grandes cidades brasileiras que irá ajudar sua candidatura.

O programa chegou ao fim dizendo, sem fazer referências diretas a nenhum candidato, que Marina “não pratica o vale-tudo como forma de se manter no poder” e que ela é a “única que pode enfrentar a corrupção”.

Serra

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, não fez criticas à sua principal rival na disputa pelo Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, no horário eleitoral de hoje. Em vez de citar o caso Erenice ou a quebra de sigilo fiscal de sua filha, o tucano preferiu mostrar-se como um realizador de grandes obras: reivindicou para as suas gestões como prefeito, governador e ministro a realização de projetos de infraestrutura pelo país (como a ampliação de portos, refinarias e projetos de irrigação) e a construção de mais de 60 mil casas populares em São Paulo. E se definiu como o “prefeito das escolas” e o “governador das estradas seguras”.

Serra ainda voltou a se dirigir especificamente ao eleitorado feminino e prometeu que, se eleito, irá criar o programa Mãe Brasileira – inspirado no Mãe Paulistana - que dará, segundo ele, “assistência integral à mãe e ao futuro bebê”. Também mostrou mulheres que hoje trabalham como operadoras do metrô de São Paulo e disse que pretende formar 500 mil técnicos de enfermagem em seu eventual governo.

Dilma

Repetindo parte de propagandas eleitorais já transmitidas, a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, mostrou no horário eleitoral desta quinta-feira (23) o depoimento de dois empresários – um do setor de construção civil e outro do setor de construção naval – elogiando a suposta capacidade administrativa da candidata. Um deles afirmou que Dilma, quando ministra, “ajudou a reativar a indústria naval brasileira, que estava falida”. O outro disse que “Dilma irá ajudar na luta contra o déficit habitacional brasileiro”. E o locutor do programa completou: “ela [Dilma] é a garantia de que as conquistas do governo Lula serão mantidas”.

A petista também voltou a prometer que, se eleita, irá construir 500 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), seis mil creches e pré-escolas e dois milhões de moradias populares em todo o Brasil, além de “expandir unidades de escolar técnicas e federais” e “fortalecer” o programa “Próximo Passo”, que dá cursos de profissionalização para beneficiários do Bolsa Família.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/09/23/na-tv-marina-comemora-pesquisas-serra-poupa-dilma-de-ataques.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário