4 de set. de 2010

Em comício, Lula acusa campanha de Serra de mentir ''descaradamente'' sobre quebra de sigilo

Diego Salmen
Do UOL Eleições


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou duramente o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, durante um comício realizado na manha deste sábado (4), na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Sem citar diretamente o nome do tucano, Lula disse que a campanha de Serra está “baixando o nível” ao utilizar um “programa rasteiro” no horário eleitoral gratuito obrigatório.

“Nossa campanha está tranquila. Do outro lado, nós temos um adversário que o bicho está em uma raiva só”, afirmou o presidente. “Mentira tem perna curta [..] quando as pessoas começam a mentir descaradamente, quando começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem”.

A fala do petista acontece um dia depois do presidenciável tucano usar o seu horário eleitoral gratuito para atribuir à campanha da ex-ministra da casa civil e sua principal adversária na corrida presidencial, Dilma Rousseff (PT), a quebra do sigilo do Imposto de Renda de Verônica Serra, filha do tucano.

"Minha filha é mãe de três crianças pequenas, uma mulher honrada (...) que nunca se meteu em política. Eu estou indignado", afirmou o tucano, cuja propaganda já havia abordado o episódio na tarde da última quinta (02), mas sem que Serra falasse pessoalmente sobre o assunto.

Durante o horário eleitoral da tarde deste sábado (04), a campanha do candidato do PSDB voltou a exibir a peça, onde aproveitou para citar a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa. Em 2006, Francenildo afirmou ter visto o então ministro da Fazenda Antonio Palocci em reuniões com lobistas e prostitutas na mansão onde trabalhava, em Brasília. Pouco tempo depois, o sigilo bancário do caseiro foi quebrado. O episódio resultou na saída de Palocci do cargo.

"Se continuar assim, todos nós seremos Francenildos", afirmou Serra. A propaganda do tucano também buscou associar a candidata petista ao ex-presidente Fernando Collor. "A mesma baixaria contra a filha do Lula agora é usada contra a filha do Serra", afirmou o locutor do programa, que em seguida exibiu imagens de Collor declarando apoio a Dilma.

Lula ainda disse, novamente sem citar o nome de Serra, que “ninguém precisa ficar transformando a família em vítima”. “É próprio de quem não sabe nadar cair na água e se debater até morrer afogado”.

Apesar da presença de Lula, que estava usando uma tala no braço esquerdo devido a uma tendinite, sua candidata ao Palácio do Planalto não compareceu ao comício. Dilma está em Porto Alegre (RS) onde acompanha sua filha Paula, que está prestes a dar a luz. “Eu acho importante a dedicação que a Dilma está tendo com a filha”, afirmou o presidente.

Também participaram do evento o candidato a vice-presidente de Dilma, Michel Temer (PMDB), Aloizio Mercadante, candidato petista ao governo de São Paulo, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB), candidatos ao Senado por São Paulo.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/09/04/em-comicio-sem-dilma-lula-acusa-serra-de-mentir-descaradamente-sobre-quebra-de-sigilo.jhtm

Um comentário:

  1. Anônimo03:06

    Você está sentindo que é "o cara". Sendo que seu pai e sua mãe não estão aqui:
    "Abre essa boca porque a quero encher de bosta!"

    ResponderExcluir