Folha
BRENO COSTA
CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO
Duas semanas atrás, um cientista político americano, de ascendência indiana, usando turbante, se reuniu com membros da campanha de José Serra (PSDB) na área de internet.
Ravi Singh, que se autodenomina um "guru", é dono da empresa Election Mall Technologies, sediada em Washington, e oferece consultoria de internet para campanhas. Por US$ 4.000, por exemplo, é possível comprar o pacote "Last 30 days", para turbinar campanhas em sua reta final.
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
A última ação bem sucedida de Singh foi na campanha vitoriosa de Juan Manuel Santos à Presidência da Colômbia, sempre com ação restrita à internet.
A chegada de Singh à campanha de Serra, no entanto, ainda é nebulosa. A Folha ouviu dirigentes tucanos e integrantes da equipe da internet, inclusive a coordenadora da área, Soninha Francine, e ninguém diz saber quem é o responsável pela aquisição.
O fato é que foi criado, na prática, um segundo polo de comunicação na campanha. O grupo do jornalista Luiz Gonzalez, que também desaprova o guru, permanece como definidor das linhas gerais do marketing da campanha, especialmente em relação aos programas de TV.
Dois integrantes da equipe da internet ouvidos pela Folha dizem que "odiaram" a mudança no site oficial de Serra, que desde segunda-feira resume-se a um mural com opiniões de eleitores sobre o tucano.
Uma das mudanças mais polêmicas foi o surgimento da frase "É a hora da virada", que estampa a página principal do site desde segunda-feira. Segundo Soninha, não se trata de um slogan, e o "Brasil pode mais" permanecerá.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/792171-campanha-de-tucano-agora-tem-guru-dos-eua.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário