31 de ago. de 2010

Aliados pressionam para que Dilma encerre sua campanha com ato público em Minas

Folha

MÁRCIO FALCÃO
RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

A subida nas pesquisas do candidato tucano ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, resultou em uma pressão do PMDB e do PT mineiros para que Dilma Rousseff (PT) encerre sua campanha em um grande ato público em Belo Horizonte, no dia 28, juntamente com o presidente Lula.

Até então, a previsão era de que Dilma --como é tradicional nas campanhas presidenciais do PT-- fizesse o último comício de campanha em São Paulo, na Praça da Sé.

Mas a chapa de Hélio Costa (PMDB) --candidato ao governo de Minas, com apoio do PT-- pressiona para que Dilma e Lula antecipem o comício da Sé para o dia 25, liberando a agenda para o encerramento em Belo Horizonte. Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, o PT também tenta deslanchar a candidatura ao Senado de Fernando Pimentel (PT), que integra a coordenação da campanha dilmista.

Embora integrantes da campanha da petista já falem na alteração, o presidente nacional do PT e coordenador-geral da campanha, José Eduardo Dutra, não a confirmava ainda na manhã desta terça-feira. "Por enquanto, mantemos a ideia de encerrar a campanha em São Paulo."

Conforme noticiou a edição de hoje da Folha, Lula e Dilma vão até o dia 3 de outubro participar de 1 evento público conjunto a cada 4 dias, em média. Desde o início oficial da campanha, em 6 de julho, os dois já cumpriram 11 agendas comuns. Em setembro, a previsão é de pelo menos mais dez.

Nesta semana, estavam agendados comícios de Lula e Dilma em Foz do Iguaçu (PR) e Canoas (RS), mas o primeiro deve ser desmarcado devido a uma entrevista que Dilma dará ao SBT. Além disso, a agenda desta semana está em suspenso devido à previsão de nascimento do primeiro neto da candidata.

Lula e Dilma irão ainda nos próximos 30 dias, além de Belo Horizonte, a outros quatro atos públicos no Estado de São Paulo, a Santa Catarina, ao Rio Grande do Sul, ao Rio de Janeiro e a duas ou três cidades do Nordeste. A única confirmada até agora é Fortaleza. Natal, Aracaju e Teresina são cotadas.

Há também a possibilidade de ato conjunto em Goiânia, na véspera do feriado de 7 de Setembro. Dilma deve ainda fazer sua primeira visita de campanha ao Norte --estuda-se o Pará--, mas Lula não teria confirmado essa viagem.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/791590-aliados-pressionam-para-que-dilma-encerre-sua-campanha-com-ato-publico-em-minas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário