31 de ago. de 2010

Arrecadação de campanha de Serra chega a R$29 mi--fonte

Por Natuza Nery

PORTO ALEGRE (Reuters) - A campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, arrecadou até a última segunda-feira 29 milhões de reais, revelou à Reuters uma fonte do partido sob condição de anonimato.

A cifra é oito vezes maior que o valor declarado na primeira prestação oficial do partido, de 3,6 milhões de reais, mas indica coleta menor do que o esperado. Faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno, apenas um sexto dos 180 milhões estimados chegou aos cofres do PSDB.

Esse montante pode refletir o desânimo de doadores com os recentes resultados das pesquisas de intenção de voto. A preocupação da cúpula é que os números dos institutos tenham redirecionado o duto financeiro para o caixa forte de sua principal adversária, líder nas sondagens por um diferença de 20 (Datafolha) a 24 pontos (Ibope).

O valor atualizado deve ser informado ao Tribunal Superior Eleitoral na quarta-feira.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, previu despesas de 157 milhões de reais. Na primeira prestação oficial de contas ao TSE, declarou 11,6 milhões de reais. Marina Silva, do PV, informou aporte de 4,65 milhões de reais.

"Estamos dentro do nosso orçamento e das nossas previsões. Esse valor é bom", disse o senador Sergio Guerra (PE), presidente do PSDB e coordenador nacional da campanha de Serra.

Mas uma outra fonte do partido, que também pediu para não ser identificada, disse à Reuters que o montante está longe do satisfatório e que será preciso conquistar mais doadores para honrar os compromissos de uma campanha disputada e cara como a atual.

(Edição de Alexandre Caverni)

http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE67U0KS20100831

Nenhum comentário:

Postar um comentário