28 de abr. de 2010

Em blog, Dirceu chama de factóide proposta de Serra de criar Ministério da Segurança

Folha - da Reportagem Local

O ex-ministro José Dirceu criticou em seu blog a proposta do pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, de criar o Ministério da Segurança Pública. A pré-candidata petista Dilma Rousseff também criticou a ideia ontem.

"A solução não está em nada que se possa fazer com medidas burocráticas ou factóides como a criação de um Ministério ou Secretaria", escreveu ele no blog. "Vai custar muito tempo, trabalho e recursos materiais e humanos. Para mudar esse quadro precisa, principalmente, vontade política. E essa os tucanos e seus aliados não tiveram nos últimos 27 anos que governaram São Paulo."

Em viagem a Bahia, Serra negou ontem que a criação desse ministério vá inchar ainda mais a máquina pública ou elevar os gastos. "Não significa gastar mais. É gastar melhor o que já tem, o que já é muito."

Para compensar a criação dessa pasta, Serra disse que se for eleito vai acabar com o Ministério de Assuntos Estratégicos, comandado hoje por Samuel Pinheiro. "Não precisa dessa Secretaria de Assuntos Estratégicos, que ninguém sabe o que é. Estudos de longo prazo são importantes, mas não precisa de um ministério para isso."

Zona Franca de Manaus

Dirceu também escreveu que Serra agora "promete mundos e fundos" ao comentar a entrevista do tucano para uma rádio de Manaus. Na entrevista, Serra promete fortalecer a Zona Franca de Manaus.

"Ele diz que vai transformar a Zona Franca de Manaus (ZFM) numa área de livre comércio permanente. Atualmente é necessária a renovação periódica dos benefícios fiscais que a ZFM tem. A última vez foi renovada ate 2023, sempre com Serra contra", escreveu.

"A exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o candidato da oposição sempre se opôs à ZFM e sempre foi contra as reformas tributárias. [...] Como vemos, vale tudo para tentar vencer uma eleição. Inclusive vender a ideia --de algum marqueteiro, na certa!-- de que Serra tem mais experiência que Dilma Roussef. Experiência para quê? Para governar para quem? Com que objetivos? Com quais políticas? A da Amazônia, e essa sua promessa sobre a ZFM que ele sempre torpedeou, são bons exemplos."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u727154.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário