28 de abr. de 2010

2.231 jovens infratores recebem títulos de eleitor

Folha - DANIELA LIMA
da Reportagem Local

Numa iniciativa inédita da Justiça Eleitoral brasileira, 250 meninos que cumprem medida socioeducativa em duas unidades da Fundação Casa na Vila Maria, em São Paulo, receberam ontem títulos de eleitor. Ao todo, dos 6.500 internos do Estado de São Paulo, 2.231 (34%) vão receber o documento.

"Não dá para explicar, né, qual é a sensação de ter um título. É muito legal. A minha técnica [pessoa que acompanha a evolução dos internos] me falou que agora eu sou um cidadão", diz A.T., 16 anos, internado desde agosto de 2009, quando foi detido roubando um carro.

Ele, assim como outros meninos ouvidos pela reportagem, sabe quem são personagens como José Serra (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Lula (PT) e Marta Suplicy (PT). De Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, só ouviu falar. "Ela é amiga do presidente, né?", perguntou.

Todos os internos que receberam o título terão o direito de acompanhar o horário eleitoral gratuito, na televisão e no rádio. No dia do pleito, serão encaminhados em grupos para urnas, que ficarão em locais seguros.

Além do horário eleitoral gratuito, os menores participarão das chamadas oficinas de cidadania, onde atuarão como presidente, senadores e deputados.

"Se eu fosse prefeito ia construir condomínios para as pessoas pobres. Tem muita gente morando na rua", disse E.L., 16. Ele está na Fundação Casa há seis meses. Recebeu nove meses de internação como punição por ter roubado produtos numa rede de varejo. Diz que espera votar já fora da instituição. "Vou assistir aos programas e debates", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u727037.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário