26 de abr. de 2010

Dilma Rousseff rebate críticas de Ciro Gomes

Correio Braziliense

Mesmo contrariando a recomendação dos caciques petistas, a pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) decidiu responder a parte dos ataques feitos pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). O socialista disse, na semana passada, que considerava o tucano José Serra (PSDB) mais capaz e melhor preparado do que Dilma. A ex-ministra da Casa Civil fez contraponto ao fogo amigo e disse que tem credenciais suficientes para disputar o cargo. A fala foi proferida durante o lançamento da pré-campanha ao Senado do ex-prefeito de Nova Iguaçú Lindberg Farias, ontem, no Rio de Janeiro.

Logo na chegada à quadra da escola de samba Portela, na Zona Norte do Rio, Dilma procurou amenizar o tom, mas rebateu as declarações do ex-ministro da Integração Nacional. “Ciro Gomes está na razão dele para dar a opinião dele, mas tenho todas as credenciais para ser candidata. Tenho experiência nos três níveis da Federação e participei de todas as lutas políticas do país. Na Casa Civil, coordenei os principais projetos da Presidência”, afirmou, acrescentando que ainda mantém a admiração e a amizade pelo deputado federal cearense.

O encontro serviu também para os petistas confirmarem o apoio à reeleição do governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB). Além de Cabral e Lindberg, Dilma dividiu o palco com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB); os ministros do Trabalho, Carlos Lupi ; e das Cidades, Márcio Fortes; e o ex-ministro do meio ambiente Carlos Minc. O discurso da pré-candidata para a militância petista voltou a centrar ataques ao governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Dilma respondeu aos que “menosprezam” a capacidade administrativa da atual gestão e fez referências às privatizações durante o comando tucano. “Nós não fugimos da luta, não esmorecemos e não entregamos os pontos. Não pensem que nos atemorizam. Não somos daqueles que entregam o seu país, seu Estado, seus municípios”, disse Dilma Rousseff.

Promessas
No campo das promessas, a petista disse que é possível eliminar a pobreza na próxima década. “Nós descobrimos o modelo correto de desenvolvimento: crescimento com as pessoas podendo subir na vida.” Dilma também aproveitou para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de “doutor em desenvolvimento econômico e social”. “Diziam que o presidente Lula não saberia governar porque não tinha diploma universitário. Eles nunca entenderam que o presidente Lula tem diploma de Brasil, pós-graduação em democracia e é doutor em desenvolvimento econômico e social.”

Depois de cumprimentar militantes e integrantes da Portela, a petista retornou a Brasília. Durante a semana, a única viagem prevista até o momento na agenda da pré-candidata é uma visita à feira de tecnologia agrícola Agri-show, em Ribeirão Preto (SP), provavelmente na quarta-feira.

Ex-ministra ou Norma Bengell?

» Os coordenadores da pré-campanha de Dilma Rousseff na internet emitiram nota ontem lamentando a interpretação equivocada de uma foto da atriz e diretora Norma Bengell durante passeata contra a ditadura militar, no capítulo “Minha Vida” do blog da pré-candidata. O portal www.dilmanaweb.com.br utilizou a imagem entre duas outras, com Dilma na infância e já ministra do governo Lula. De acordo com a nota, não houve a intenção de confundir a imagem de Norma com a da pré-candidata petista, “o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública e de uma foto histórica”. O texto explica ainda que utilizou a foto para ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou “ativamente”.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/26/politica,i=188645/DILMA+ROUSSEFF+REBATE+CRITICAS+DE+CIRO+GOMES.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário