28 de abr. de 2010

Dilma grava imagem em parque eólico no Rio Grande do Sul

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A presidenciável petista Dilma Rousseff visitou hoje um parque eólico em Osório (95 km de Porto Alegre) para gravar imagens que deverão ser exibidas no programa que o PT levará ao ar no dia 13 de maio.

O programa é produzido pelo publicitário João Santana, marqueteiro de Dilma. A petista viajou ao Rio Grande do Sul em segredo. Ela participou de gravações entre o final da manhã e o início da tarde.

O PT deverá levar à TV um programa focado na trajetória de Dilma, que nasceu em Minas Gerais e ganhou projeção política no Rio Grande do Sul. Ontem, ela participou de gravações em Belo Horizonte.

A captação de imagens de Dilma diante dos aerogeradores, como são chamados os cataventos gigantescos que produzem energia a partir do vento, ocorreu em um momento em que o governo Lula é bastante criticado por ambientalistas por insistir na construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA), na Amazônia.

A escolha de Osório obedeceu à lógica política de ligar Dilma a investimentos em energias renováveis.

Trata-se do maior parque de eólico da América Latina. As 75 turbinas instaladas são capazes de produzir 150 MW por ano --o suficiente para abastecer uma cidade de 750 mil pessoas.

Quando era secretária de Minas e Energia do governo do PT gaúcho (1999-2002), Dilma coordenou estudos do potencial de geração de energia eólica no litoral do Rio Grande do Sul.

Em junho de 2007, já como ministra-chefe da Casa Civil de Lula, Dilma foi à inauguração do parque de Osório, que teve apoio federal para sair do papel.

O empreendimento, que pertence aos grupos Elecnor (Espanha) e Enercon (Alemanha), consumiu investimentos de R$ 670 milhões, sendo R$ 465 milhões (69%) financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u727282.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário