21 de abr. de 2010

Dilma diz que ela e PT "começaram a realizar o sonho de Tancredo"

Folha - RANIER BRAGON
da Sucursal de Brasília

Bombardeada pelos partidos de oposição por ter visitado em seu primeiro ato de pré-campanha o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, Dilma Rousseff (PT) voltou hoje ao tema ao afirmar, em artigo público em seu site, que o governo Lula começou "a realizar o sonho de Tancredo Neves".

No texto, escrito para marcar os 25 anos da morte de Tancredo, Dilma diz que "nós, mineiros, sempre nos lembraremos dele pelo que disse no discurso de posse como governador de Minas Gerais, em 1983: 'O primeiro compromisso de Minas é com a liberdade'".

Dilma nasceu em Belo Horizonte, em 1947, mas construiu sua carreira política no Rio Grande do Sul. Faz parte da estratégia de sua campanha, contudo, ressaltar suas origens mineiras, já que o Estado possui o segundo maior colégio eleitoral do país e hoje é governado pelos tucanos.

Dilma reproduziu no artigo trecho de discurso escrito que Tancredo leria na cerimônia de posse --"Enganam-se os que imaginam possível levantar uma nação rica e poderosa sobre os ombros de um povo explorado, doente, marginalizado e triste"-- para completar: "Pelo que fizemos no governo do presidente Lula, e pelo que ainda faremos juntos, podemos afirmar que começamos a realizar o sonho de Tancredo Neves".

Após sua visita ao túmulo de ex-presidente, no último dia 6, os partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) divulgaram nota considerando "oportunismo" e "encenação" a visita e lembrando que o PT negou apoio a Tancredo no Colégio Eleitoral que o elegeu em 1985. Esse mesmo dado foi lembrado pelo neto de Tancredo, o ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG), no ato de lançamento da pré-candidatura de José Serra (PSDB), quatro dias depois da visita de Dilma a Minas.

Também em sua passagem pelo Estado, a petista causou confusão entre seus próprios apoiadores ao considerar a possibilidade de um movimento "Dilmasia", ou seja, de eleitores que votarão nela e no candidato tucano ao governo do Estado, Antonio Anastasia.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u723938.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário