4 de mai. de 2010

PSDB promete vetar candidatura de políticos com " ficha suja "

Fernando Taquari | Valor

SÃO PAULO - Assim como o PV, o PSDB promete vetar a candidatura de políticos do partido com"ficha suja"nas eleições de outubro. Há expectativa de que a Câmara analise hoje o projeto de iniciativa popular que prevê a inelegibilidade de candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes.

"Essa é uma questão absolutamente tranquila em nosso ambiente. A gente não gosta e não vai registrar candidato com ficha suja. O partido (PSDB) tem pautado sua orientação nesse sentido desde o primeiro momento", afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em entrevista à rádio CBN.

Apesar de defender a proposta, o senador não acredita que o projeto possa valer para essas eleições. Para ter validade no pleito deste ano, o texto deve receber sanção presidencial até 6 de junho. Hoje, o plenário terá a responsabilidade de analisar o texto do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ele fez algumas alterações no texto elaborado pelo deputado Indio da Costa (DEM-RJ), relator do grupo de trabalho que discutiu o tema. A principal mudança proposta por Cardozo diz respeito à possibilidade de o candidato apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra a decisão de segunda instância que o tenha condenado por algum crime que implique inelegibilidade.

Ontem, o PV aprovou resolução interna que impede a candidatura de políticos do partido com condenação judicial definitiva. A regra já vai valer para as eleições de outubro. Em nota, a pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC), defendeu a medida como um ato de coerência, já que os verdes são favoráveis à aprovação da matéria no Congresso.

http://www.valoronline.com.br/?online/geral/231/6246189/psdb-promete-vetar-candidatura-de-politicos-com---ficha-suja-

Nenhum comentário:

Postar um comentário