3 de mai. de 2010

Em meio a impasse, Dilma vai a Minas

PT realizou prévias para definir o candidato ao Estado. O evento contraria orientação de Lula, que quer o PMDB na cabeça de chapa

Andréia Sadi, iG Brasília

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, agendou para esta segunda-feira uma visita a Minas Gerais, na Exozebu, exposição de criadores de gado zebu. Pela segunda vez, em menos de uma semana, Dilma deve dividir os holofotes com o principal adversário, o tucano José Serra. Ele também é esperado no evento. Na semana passada, os presidenciáveis cumpriram agenda na Agrishow, principal feira do setor agropecuário no País, realizada em Ribeirão Preto (SP).

A visita a Minas Gerais acontece um dia após o PT realizar prévias para resolver um dos principais impasses da campanha de Dilma. O ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel querem encabeçar a chapa ao governo do Estado. No entanto, o PMDB, principal aliado do partido, quer lançar o ex-ministro Hélio Costa na disputa. Com a insistência dos petistas, o PMDB ameaça romper a aliança em Minas.

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é considerado o fiel da balança para as candidaturas. O vencedor das prévias deverá ser conhecido nesta tarde. Na primeira parcial, Fernando Pimentel aparecia na frente, com 52,4% dos votos válidos (6.889 votos). Patrus Ananias tinha 47,6% (6.269 votos). Até as 22h15 já haviam sido contabilizados os votos de 233 municípios mineiros, o que representa 38,60% do total.

Em entrevista ao iG, Pimentel assegurou o palanque único em Minas, como quer o presidente Lula, e já admitiu ceder ao PMDB caso vença a disputa interna no partido. “Existe a possibilidade do PT sair para o Senado”, afirmou.

Após o resultado, os partidos devem se reunir nesta semana para definir o palanque da candidata petista no Estado.

Intensivão em Minas

De olho no eleitorado, Dilma intensificou as viagens a Minas desde que se descompatibilizou da Casa Civil, no final de março. O Estado, onde Dilma nasceu, foi o roteiro escolhido para dar início a sua maratona eleitoral. A petista esteve em São João del-Rei, onde Tancredo Neves nasceu e está sepultado, e foi alvo de críticas da oposição. Os partidos chamaram a visita de oportunista.

Na semana passada, Dilma foi levada pelo marqueteiro João Santana para gravar em Minas imagens para programas do PT que devem ir ao ar nesta semana. A ideia é reforçar a imagem da candidata com o Estado onde nasceu.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/em+meio+a+impasse+dilma+vai+a+minas/n1237603670998.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário