8 de dez. de 2009

TRE-DF não realizará eleição biométrica

Agência TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) não realizará recadastramento biométrico de eleitores, uma vez que não utilizará o sistema biométrico de identificação nas eleições gerais de 2010.

Já os eleitores com título eleitoral de outras localidades deverão ficar atentos. Para saber se no município onde tirou o título haverá eleição pelo novo sistema, o eleitor deverá acessar a página principal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet www.tse.jus.br ou a do TRE-DF www.tre-df.gov.br. Nesse caso, o recadastramento biométrico deverá ser realizado obrigatoriamente no Cartório Eleitoral de seu município.

TIRE SUAS DÚVIDAS*

O que é biometria?
A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão.

A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação.

Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).

Os eleitores de 51 municípios, totalizando 1.122.886, também serão identificados pelas impressões digitais nas eleições de 2010. Todos eles estão convocados pela Justiça Eleitoral para recadastramento obrigatório, com essa finalidade.

O recadastramento
O recadastramento biométrico é obrigatório nas cidades onde, nas eleições de 2010, haverá pela primeira vez a identificação por meio das impressões digitais. Ele ocorre em conjunto com a revisão de eleitorado, dependendo de previsão orçamentária. Os municípios que passarão pelo recadastramento estão distribuídos em vários estados brasileiros e foram indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

Perguntas mais freqüentes

Quais são as cidades que passarão pelo recadastramento?
Verifique aqui quais são os municípios onde a eleição vai ser pelo sistema biométrico de identificação.

Quando posso me recadastrar?
Cada cidade terá um período de recadastramento, devendo o eleitor estar atento à convocação da Justiça Eleitoral no seu município.

Que documentos devo levar para me recadastrar?
O eleitor deve comparecer ao local de recadastramento com o título de eleitor original, documento de identificação com foto e cópia do comprovante de endereço. Informe-se em seu município sobre outros documentos necessários.

Será a primeira vez que o eleitor vai ser identificado pelas impressões digitais?
Não. Nas eleições de 2008, essa forma de identificação já foi utilizada, com sucesso, em três cidades: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).

E as cidades onde a identificação não será pelas impressões digitais?
Os eleitores continuarão a se identificar pela forma convencional até que a Justiça Eleitoral consiga estender a todo o país o sistema biométrico. Esse é o caso do Distrito Federal.

A urna Biométrica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nas eleições de 2008, o sistema biométrico, no qual o eleitor é reconhecido pelas digitais. Por isso, ele tem sido chamado de urna biométrica.

No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Além disso, não é mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o eleitor votar. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto.

Por que essa nova forma de identificação?
Porque ela é completamente segura. As impressões digitais são únicas. Dos mais de seis bilhões de habitantes do planeta, ninguém tem impressões digitais iguais às de outra pessoa.

A eleição com o uso da biometria conclui a informatização do processo eleitoral, de ponta a ponta, pois até agora somente a identificação do eleitor era manual. Assim, será eliminada qualquer possibilidade de erro nesta identificação.

*Dados retirados do site do TSE

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-DF

http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1260460

Nenhum comentário:

Postar um comentário