10 de dez. de 2009

PMDB deve indicar vice que tenha afinidade com Dilma, diz Lula

Letícia Lins - O Globo; Agência Brasil

SÃO LUÍS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira que o PMDB ocupe a vaga de vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial em 2010. Segundo ele, o partido deveria indicar, até março, três nomes para que a ministra possa escolher aquele com quem tem mais afinidade. Lula disse ainda que não pretende participar desse processo, para não atrapalhar. ( Leia também: Atração de festa do PT, Dilma confraterniza com Dirceu )

- Defendo a ideia de que o vice seja dos partidos aliados. Segundo, o PMDB é o maior partido aliado que compõe a base do governo, é um partido que está espraiado em todo o território nacional, então, tem todo o direito de exigir a vice - afirmou Lula, em entrevistas às rádios Mirante e Educativa, do Maranhão.

Segundo ele, vice é como um "casamento", é preciso ter afinidade, caso contrário, a consequência é a "discórdia total", por isso o PMDB deveria apresentar os nomes para que Dilma escolha. Lula disse, no entanto, que ainda é prematuro discutir o nome do vice.

- O correto não é nem o PMDB impor um nome só, o correto é discutir dentro do PMDB, indicar três nomes para a ministra Dilma para que ela possa escolher, por que vice é igual a casamento, você não pode empurrar para ela alguém que não tem nenhuma afinidade com ela, por que ai será a discórdia total - afirmou.

- O PMDB é o maior partido aliado que compõe a base do governo, e o correto não é nem o PMDB impor um nome forte, mas um nome que tenha afinidade com a ministra - afirmou Lula, após visitar o conjunto residencial Camboa, em São Luís, que recebeu investimentos de R$ 9 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O presidente afirmou ainda que o país não aguenta mais tanta corrupção e voltou a defender o financiamento público de campanha que, segundo ele, é mais econômico que o privado. Lula disse ainda que o Brasil não é mais o país do futuro, uma vez que o futuro já chegou.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/12/10/pmdb-deve-indicar-vice-que-tenha-afinidade-com-dilma-diz-lula-915137939.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário