11 de dez. de 2009

Temer cobra da PF dados que o prejudicariam como vice de Dilma

Terra - Keila Santana

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), encaminhou nesta sexta-feira um ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, solicitando informações sobre possíveis provas que a instituição teria contra a cúpula do PMDB que poderiam inviabilizar a escolha de Temer como vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nas eleições presidenciais de 2010.

O deputado Michel Temer questiona uma nota publicada na coluna "Painel" do jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira que relata mudanças na intenção do governo de ter o presidente do PMDB como o candidato à vice-presidente. Segundo Temer, a nota "infamante" insinua que a PF tem "bala na agulha" suficiente para convencer o PMDB a formar a chapa para a disputa presidencial com o ministro Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e o mais novo filiado do PMDB.

"Em face das circunstâncias, requeremos a V.S.a que nos informe ou dê a público eventuais fatos comprobatórios dessa infamante nota", disse Temer. A nota da coluna se baseou em declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem no Maranhão, sugerindo que o PMDB envie até março uma lista tríplice para que a própria ministra Dilma Rousseff possa escolher quem será o vice dela. "Você não pode empurrar para ela alguém que não tenha afinidade com ela, porque aí será a discórdia total", disse Lula em São Luís.

Até agora, o nome de Michel Temer era o mais cotado para formar a chapa PT-PMDB. O líder do partido na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) aumentou o tom e divulgou uma nota hoje considerando inoportuna a declaração do presidente Lula.

"A declaração do Presidente Lula, com todo respeito, não bate à porta do PMDB. Ela fica nesses, ainda, imprevisíveis caminhos que levarão à eleição presidencial. O PT já definiu sua candidatura à presidência. Seus critérios e discussões internas merecem o respeito, a lealdade e a confiança do PMDB. Mas a recíproca tem, e terá, que ser absolutamente verdadeira. E o nosso partido sequer admite pensar diferente. O 'correto' para o PMDB é o que o PMDB entender ser o correto", disse.

Segundo Henrique Eduardo, os peemedebistas é que vão decidir na Convenção Nacional quem será o nome do partido para compor a chapa presidencial com o PT. "É o debate, é a decisão democrática e soberana da convenção nacional que escolherá, ser for aprovada a aliança, o seu único candidato à vice-presidência da República. Essa prerrogativa, esse direito, por favor, ninguém tente restringir. Em respeito ao PMDB", disse.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4152832-EI7896,00-Temer+cobra+da+PF+dados+que+o+prejudicariam+como+vice+de+Dilma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário