14 de out. de 2009

Tendência é que PR apoie Dilma em eleições de 2010, diz líder do partido

IG - 14/10/2009 | Sarah Barros, repórter em Brasília 

Presente em jantar entre lideranças do Partido da República (PR) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o líder do partido na Câmara dos Deputados, deputado Sandro Mabel (GO), afirmou nesta quarta-feira que a tendência é que a legenda apoie o nome do governo para a Presidência da República, nas eleições de 2010. Ele evitou falar em acordo antecipado, mas alegou ser natural que o partido continue alinhado com o governo petista.

“Não há pré-acordo. Mas estamos junto com o governo Lula. Naturalmente a tendência é seguir o governo que temos defendido”, disse à reportagem do Último Segundo. 

Segundo o líder, a definição sobre o apoio depende de acordos nos Estados, o que levará muito mais tempo para determinar. “Se em 70% dos Estados não conseguirmos fechar com o PT ou com candidatos apoiados pelo PT, não podemos dizer que, em âmbito nacional, apoiamos o governo”, explicou, reforçando que a prioridade é formar as bancadas nas câmaras estaduais e federal.

No jantar, os representantes do PR, entre os quais estiveram o ministro dos Transportes e presidente de honra do PR, Alfredo Nascimento, e o líder da legenda no Senado, senador João Ribeiro (TO), teriam ouvido de Dilma um relato sobre o pré-sal, além de questões referentes a sua indicação para a disputa pela Presidência. “Ela repetiu que o PT deve definir até fevereiro se ela será a candidata do governo”, pontuou.

De acordo com Mabel, o nome de Dilma tem a “simpatia” do partido assim como qualquer candidato que possa dar continuidade ao governo atual.

Sobre a polarização da disputa, entre um candidato do governo e outro, representando mudanças na administração atual, Mabel afirmou que o cenário está posto e que dificilmente prosperará uma terceira alternativa.

O empecilho seria tempo para consolidar esta terceira candidatura. Porém, sinalizou que o deputado Ciro Gomes (PSB-SP) tem afinidades com o governo Lula. “Ele está mais sintonizado politicamente”, afirmou, comparando o Ciro com a possível candidata do PV, Marina Silva (AC).

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/14/tendencia+e+que+pr+apoie+dilma+em+eleicoes+de+2010+diz+lider+do+partido+8830240.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário