Correio Braziliense | Daniela Almeida
São Paulo — Na véspera do primeiro debate televisivo entre os presidenciáveis, a candidata do PV, Marina Silva, anunciou mais uma bandeira para tornar o discurso mais próximo do grande eleitorado. A senadora licenciada, que deu início à campanha com discurso muito focado em questões ambientais, informou ontem que apresentará já na próxima semana sua proposta de governo voltada para as mulheres pobres.
Marina passou o dia na capital paulista, em treinamento para o debate que será transmitido hoje, pela Rede Bandeirantes. A candidata fez apenas uma pausa para o anúncio. “Nosso programa de governo vai trazer esse foco. Como já fizemos na segurança e na educação, estamos fazendo na questão das mulheres pobres que necessitam de oportunidade para saírem da linha da pobreza”, informou. Uma das formas seria ampliar o acesso dessas chefes de família ao serviço de creches.
Segundo Marina, esse segmento representa uma forte fatia do grupo que não conseguiu ultrapassar a linha de pobreza desde o início do governo Lula, em 2002. Ainda de acordo com a candidata, 5,5 milhões de mulheres estavam nessa condição em 2007 e 2008. O mesmo índice estaria em 5,2 milhões de mulheres, atualmente. “Se quisermos debelar situações de miséria, vamos ter que fazer em um foco específico para estas que ainda não foram alcançadas como deveriam pelas políticas sociais.”
Para o coordenador da campanha, João Paulo Capobianco, o anúncio é reflexo de dois importantes eventos relacionados ao público feminino esta semana: a comemoração da Lei Maria da Penha e a aprovação da licença-maternidade de 180 dias, votação da qual Marina participou na terça, no Senado, após pausa na agenda eleitoral.
Gabeira
Durante a coletiva, a candidata colocou panos quentes na polêmica gerada pelo pedido de ajuda financeira feito pelo candidato ao governo do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, ao tucano José Serra, para produzir programas para o horário eleitoral gratuito. Marina argumentou que, no Rio, a coligação tucana apoia Gabeira, e não o contrário. “A vinda dele a São Paulo demonstra o quanto é boa a proposta de Gabeira para o Rio”, disse, lembrando que o candidato esteve na capital há um mês, em evento com outros candidatos do PV.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/08/05/politica,i=206129/MARINA+ANUNCIA+QUE+O+PROGRAMA+DE+GOVERNO+DO+PV+FOCARA+RETIRADA+DA+MISERIA+MULHERES+DE+BAIXA+RENDA.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário