26 de mai. de 2010

Dilma quer fundo para viabilizar reforma tributária

Plano da pré-candidata petista é criar mecanismo de compensação para Estados e municípios

Ricardo Galhardo, iG São Paulo

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sugeriu a criação de um fundo provisório de compensação a Estados e municípios como ferramenta para viabilizar uma reforma tributária profunda. Segundo Dilma, a criação do fundo seria uma forma de neutralizar as pressões de governadores e prefeitos, considerados por ela os maiores obstáculos à reforma.

“A reforma das reformas é a redução dos tributos”, disse Dilma, em entrevista ao apresentador Paulo Barbosa, da Rádio Record.

De acordo com ela, as experiências com a desoneração da linha branca (eletrodomésticos), automóveis e cesta básica, feitas durante o governo Lula para combater os efeitos da crise financeira internacional, mostraram que em médio prazo resultam no aumento da arrecadação, pois a base de contribuintes fica maior.“O problema é que muitas vezes as pessoas não conseguem esperar. As pessoas que eu falo são os governadores e prefeitos ”, disse Dilma.

A saída para neutralizar a ansiedade dos Estados e municípios, segundo Dilma, seria a criação de um fundo de compensação que funcionaria provisoriamente, até que os efeitos positivos da redução da carga tributária cheguem aos cofres dos governadores e prefeitos. “Podemos criar um fundo de compensação que assegure o momento da transição. Mas não pode ser permanente. Não queremos que as pessoas se acostumem com isso”, disse Dilma.

Conforma e pré-candidata, além da reforma tributária o governo poderia adotar medidas imediatas unilaterais como a desoneração de remédios e energia. O segundo item, no entanto, esbarra na resistência dos prefeitos e governadores já que o encargo de maior incidência é o ICMS, cuja maior parte vai para os cofres municipais e estaduais.

Dilma também tem falado em desonerar a folha de pagamento mas não explica se a proposta inclui o corte de direitos trabalhistas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/dilma+quer+fundo+para+viabilizar+reforma+tributaria/n1237636198689.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário