25 de mai. de 2010

Com o retorno de Aécio Neves, costura das chapas entra na reta final

Partidos disputam vagas de vice-governador e de senador

Correio Braziliense  - Isabella Souto


Os rumos do PSDB nas eleições de outubro começam a ser definidos hoje com o retorno do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves a Belo Horizonte. Ele se reúne pela manhã com seu sucessor e pré-candidato do partido à reeleição, Antonio Augusto Anastasia, quando será informado das últimas articulações no estado. O tucano ficará a par das reivindicações dos principais partidos aliados — DEM, PP, PTB, PPS e PDT — para a composição da chapa, que tem um número menor de vagas a oferecer: um vice-governador, um senador e um suplente ao Senado. Também ouvirá de companheiros de partido novos apelos para que aceite ser o candidato a vice na chapa presidencial encabeçada pelo ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), como forma de tentar barrar o crescimento de sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT).

Em relação à sucessão para o Palácio da Liberdade, Aécio Neves será o protagonista nas articulações com os aliados. Especialmente em relação ao DEM, que já anunciou intervenção do diretório nacional na costura para a candidatura a vice-governador. Representantes do DEM alegam que sempre estiveram ao lado do PSDB e reivindicam a vaga para um dos parlamentares mineiros. O PP quer garantir a vaga para o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, enquanto o PDT indica o deputado estadual Zezé Perrela, que também poderia ficar na suplência para o Senado.

“O governador vai nos chamar para conversar sobre as questões de Minas. Haverá vários encontros para isso”, afirmou o secretário-geral do PSDB nacional, deputado federal Rodrigo de Castro. A expectativa é que apenas em junho sejam definidos os papéis de cada partido aliado, até porque qualquer decisão em Minas Gerais passará pela configuração da chapa de José Serra para o Palácio do Planalto. E também do futuro político de Aécio Neves, até agora pré-candidato a uma das duas cadeiras mineiras em disputa para o Senado.

Debate
A primeira aparição pública do ex-governador de Minas deverá ocorrer na quarta-feira à noite, quando participa da abertura da 14ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que este ano terá como tema Desenvolvimento urbano e as Eleições 2010: legislação e marketing. No dia seguinte, o tucano fará uma palestra sobre a importância do planejamento no desenvolvimento urbano.

Foram convidados para o mesmo evento os três principais presidenciáveis, José Serra, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), para falar sobre desenvolvimento urbano e os desafios das grandes cidades, projetos de infraestrutura e observância às leis ambientais, respectivamente. As assessorias dos pré-candidatos não confirmaram a presença no evento.

Na sexta-feira, Aécio e o governador Anastasia visitam Ipatinga, no Vale do Aço, onde participam de evento com o vereador Robson Gomes (PPS), candidato a prefeito nas eleições extemporâneas marcadas para domingo. Anteontem, Anastasia afirmou que não vai ceder às pressões dos aliados e que o nome de seu vice será escolhido por meio de um acordo entre as legendas. “É uma decisão que será feita por consenso no mês de junho.”

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/05/25/politica,i=194228/COM+O+RETORNO+DE+AECIO+NEVES+COSTURA+DAS+CHAPAS+ENTRA+NA+RETA+FINAL.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário