10 de mai. de 2010

Dilma diz que "Brasil estava de joelhos diante dos credores" no governo FHC

Folha - SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

Reunida em almoço com prefeitos e políticos do Estado do Rio, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, criticou com dureza os governos do PSDB, que antecederam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segunda ela, sob a administração do presidente tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), "o Brasil estava de joelhos".

"O Brasil não é mais aquele país de joelhos diante dos credores internacionais. Nós pagamos a dívida com o Fundo Monetário Internacional e hoje o Brasil é credor. (...) [O Brasil] Porque no governo anterior o Brasil estava de joelhos. Estava de joelhos porque precisava pedir licença ao Fundo Monetário Internacional para aumentar salário mínimo. Hoje nós aumentamos porque queremos", discursou ela em meio a aplausos e a gritos de aprovação.

Dilma prosseguiu no ataque: "Estava de joelhos porque diante de qualquer crise, de qualquer sopor de crise, o Brasil quebrava e hoje não quebra mais". Hoje, acrescentou, o país está "completamente diferente daquele Brasil do passado".

A presença da pré-candidata na churrascaria de São João de Meriti (Baixada Fluminense, região na periferia do Rio) teve um nítido tom de campanha. Ao chegar, às 14h15, ela foi cercada por por prefeitos, vereadores, secretários municipais e candidatos, que a abraçavam, apertavam a mão e posavam para fotografias e filmagens.

No palanque, o discurso mais eloquente foi o que precedeu o de Dilma, o do governador aliado Sérgio Cabral Filho (PMDB). Em sua fala, ele enalteceu com entusiasmo o presidente Lula, para finalizar da seguinte forma: "Muita gente se pergunta porque ele escolheu Dilma? Por que Lula escolheu Dilma? Porque ele ama o povo brasileiro e quer o melhor para o povo brasileiro, que é Dilma Rousseff. Essa é a razão. Porque Lula tem compromisso com esses país".

"Aqui hoje estamos dizendo a você [Dilma]: muito obrigado, muito obrigado por tudo o que você fez pelo povo do Rio de Janeiro", concluiu.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u732930.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário