13 de mai. de 2010

Candidatura oficial de Serra será lançada na BA

Eleições: Escolha reflete estratégia do PSDB de conseguir 40% dos votos no Nordeste para bater Dilma em outubro

Valor - Murillo Camarotto, do Recife

Considerada estratégica para as pretensões eleitorais do PSDB, a região Nordeste deverá ser o palco da convenção nacional do partido, que lançará oficialmente no dia 12 de junho a candidatura de José Serra à Presidência da República. A festa, segundo o presidente nacional dos tucanos, senador Sérgio Guerra, deverá ocorrer em Salvador (BA), capital do maior Estado do Nordeste e que reuniria "as características culturais do brasileiro típico".

A ideia de realizar o evento no Nordeste ganhou corpo recentemente, no ritmo das constantes visitas de Serra à região. Nos últimos 30 dias, o presidenciável passou por Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. Hoje chega a Pernambuco e na próxima segunda-feira vai ao Ceará. Também estavam planejadas para este mês viagens ao Piauí e à Paraíba.

Apesar de ainda não estar confirmada oficialmente, a realização da convenção tucana em Salvador tem o objetivo de reforçar o compromisso de Serra com o Nordeste, segundo afirmou o presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, provável anfitrião do encontro. De acordo com o tucano, os militantes locais só aguardam o sinal verde do comando do partido para começarem a organizar da festa.

Comemorações à parte, a decisão do PSDB evidencia a determinação do partido em obter uma votação melhor no Nordeste, conhecido reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas eleições de 2006, o petista abocanhou nada menos que 66,78% dos votos válidos da região no primeiro turno, colocando uma diferença superior a 10 milhões de votos sobre o rival Geraldo Alckmin (PSDB), que ficou com 26,15%.

Nas contas do PSDB, Serra será eleito presidente se obtiver algo próximo aos 40% dos votos válidos no Nordeste, onde estão quase 36 milhões de eleitores, segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste sentido, as articulações seguem intensas e o ex-governador paulista dispõe até agora de palanques em sete dos nove estados do Nordeste. O caso mais problemático é o do Ceará, onde o governador Cid Gomes (PSB), que apoiará Dilma Rousseff, ainda não tem sequer adversário em sua caminhada para a reeleição. O aliado de maior peso de Serra é o senador Tasso Jereissati, que tentará renovar o mandato.

Em outros estados, entretanto, Serra terá aliados importantes. Na Bahia, quarto colégio eleitoral do país, terá a seu lado o ex-governador Paulo Souto (DEM), que tenta voltar ao poder. Também haverá palanques fortalecidos para o tucano no Maranhão, com Jackson Lago; no Piauí, com o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes; e no Rio Grande do Norte, com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Além desses, Serra conta em Sergipe com o apoio do ex-governador João Alves, que também tenta voltar ao comando do Estado. Já em Alagoas, subirá no palanque do governador Teotônio Villela, que busca a reeleição. Em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos, pré-candidato ao governo, pedirá votos para Serra. Os dois almoçam juntos nesta quinta-feira, no Recife.

Antes do encontro, Serra concederá entrevista ao radialista Geraldo Freire, o mais popular de Pernambuco, frequentemente visitado pelos líderes políticos nacionais que passam pelo Recife. Entre as prioridades da campanha do tucano em suas incursões pelo Nordeste está justamente a conversa com o maior número possível de rádios locais. A ideia é aproximar a figura de Serra da população mais simples, muito identificada com Lula.

Além do Nordeste, a outra grande aposta tucana é Minas Gerais, que também pode ser o fiel da balança da eleição. A intenção do PSDB é que Serra coloque pelo menos 3 milhões de votos de diferença sobre Dilma Rousseff, puxado pela popularidade do ex-governador Aécio Neves. Em 2006, Lula venceu em Minas com frente de mais de 1 milhão de votos sobre Alckmin.

http://www.valoronline.com.br/?impresso/politica/99/6264122/candidatura-oficial-de-serra-sera-lancada-na-ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário