28 de jan. de 2010

Marina Silva quer co-presidente da Natura como vice

Terra - Fabiana Leal

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), afirmou, nesta quinta-feira, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre (RS), que é seu desejo, como pré-candidata à Presidência da República, assim como do partido, que o candidato a vice na chapa seja o co-presidente do conselho de administração da Natura, Guilherme Peirão Leal.

"Eu fiz questão que ele se filiasse em tempo hábil, exatamente pelo fato da contribuição que aporta, do ponto de vista político e social e da importância que tem com a agenda socioambiental do País, como empresário que tem trabalhado a questão da sustentabilidade quando esse tema ainda não era moda. E, obviamente, que filiá-lo em tempo hábil tem sim a ver com o desejo do PV e o meu que ele possa compor a chapa, mas ele mesmo disse que está fazendo essa avaliação. O desejo á de ambas as partes", disse Marina.

Leal, que é administrador formado pela Universidade de São Paulo (USP) e empresário, se filiou ao PV no dia 30 de setembro. "Quando me filiei, disse que isso era um gesto político. A data de filiação tem um significado, obviamente. Um significado de que eu estava a serviço de um movimento que a senadora Marina Silva estava fazendo". Antes mesmo de se filiar, o empresário disse que já discutia seu posicionamento com a sociedade e com o meio empresarial.

Além da senadora, Leal e o presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, também palestraram a empresários na Federasul. Apesar de ambos demonstrarem o desejo da chapa puro sangue - composta por Marina e Leal-, a confirmação do nome do vice deverá mesmo só ser divulgada na convenção do partido, que tem de ocorrer, de acordo com o calendário eleitoral, em junho.

O Psol informou, em nota divulgada no dia 21 de janeiro, que a legenda encerrou a negociação com o PV em torno da pré-candidatura da senadora Marina Silva. Descontente com a aproximação do PV com o PSDB no Rio de Janeiro, a Executiva do Psol anunciou Martiniano Cavalcanti, fundador do Psol, como pré-candidato à Presidência. A nota foi assinada pela presidente do Psol, Heloisa Helena, pela deputada federal Luciana Genro (RS) e outros membros do partido.

Marina Silva disse que não houve uma retirada do apoio do Psol ao PV, porque não havia uma aliança formal ainda. "Havia uma conversada entre o Psol e o PV. Nós chegamos a constituir uma comissão de ambas as partes para aprofundar o diálogo, havia um interesse muito grande meu e de Heloísa que pudéssemos caminhar juntas. Sabíamos que era difícil, mas o Psol chegou ao entendimetno, e nós, do PV, também, de que não era possível uma aliança formal. Mas o diálogo continua", afirmou a senadora acreana, que disse ainda que está trabalhando, com outras lideranças, para eleger Heloísa Helena ao Senado pelo Estado de Alagoas.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4233008-EI7896,00-Marina+Silva+quer+copresidente+da+Natura+como+vice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário