27 de jan. de 2010

Marina Silva afirma que vai pedir votos para Heloísa Helena em Alagoas

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em São Leopoldo (RS)

A senadora Marina Silva (PV-AC) foi aplaudida de pé ao ser anunciada nesta quarta-feira no Fórum Social Mundial e disse que pretende ir a Alagoas pedir votos para a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), apesar de o PSOL ter declarado que não apoiará a candidatura de Marina à sucessão presidencial.

Ao chegar ao auditório da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em São Leopoldo (RS), uma das sedes do fórum, na região metropolitana de Porto Alegre, Marina foi assediada por fãs que queriam tirar fotos com ela.

A senadora disse que PV e PSOL sabiam das dificuldades de uma aliança por causa de suas diferenças políticas.

"Eu quero apoiá-la [Heloísa Helena] lá em Alagoas para que ela seja senadora. Continuamos em diálogo, ainda que a aliança formal não tenha sido possível", disse Marina.

Questionada se sua trajetória na defesa da causa ambiental a tornaria uma candidata natural de parte dos ativistas do FSM, Marina desconversou.

"O fórum é um espaço plural, de uma série de ideias, qualquer um que queira se apropriar disso está fazendo discurso oportunista", afirmou.

Marina dividiu a mesa de debates com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ele disse que a próxima década deverá ser mais difícil para os projetos políticos de esquerda na América Latina do que a atual.

Sua previsão fundamenta-se no crescimento da importância da América Latina na política externa dos EUA, após as guerras do Iraque e do Afeganistão.

Como inovações da esquerda latino-americanas, ele citou as recentes constituições da Bolívia e do Equador, que incorporaram demandas e conceitos da população indígena.

Em sua conferência, Boaventura criticou o Ministério Público gaúcho por inviabilizar o funcionamento das escolas itinerantes nos acampamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

"Como é que as crianças podem frequentar escolas fixas se vivem em acampamentos itinerantes? Querem separá-las dos pais? É uma insensibilidade total", declarou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u685666.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário