da Folha Online
Na tentativa de se fortalecer no cenário nacional, o PPS decidiu que vai lançar candidatura própria ao governo de cinco Estados: São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Sergipe. Para o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, essas candidaturas podem articular forças políticas nos Estados com chances de vitória. "É um sinal de fortalecimento do partido", afirmou.
Em São Paulo, o PPS decidiu lançar como pré-candidata a subprefeita da Lapa, Soninha Francine, ex-vereadora que em 2008 concorreu à Prefeitura de São Paulo. O cenário que ela deve deve enfrentar no Estado ainda está indefinido.
O PSDB ainda não decidiu se lançará o ex-governador Geraldo Alckmin ou o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira. O PT ainda tem seis pré-candidatos, entre eles o deputado Antonio Palocci (SP) e o senador Eduardo Suplicy (SP), mas também aguarda uma definição de seu principal aliado, o PSB, que poderá lançar o deputado Ciro Gomes (CE).
De Istambul (Turquia), onde participa de seminário sobre política urbana, Soninha disse à Folha Online que não pretendia concorrer a nenhum cargo em 2010 porque queria ficar mais tempo na prefeitura e para evitar o desgaste de uma eleição a cada dois anos. Além disso, argumentou ao partido que não queria voltar a ser parlamentar e que tinha o desejo de trabalhar no Executivo.
"Diante desse quadro, o partido perguntou se, desse condições, eu toparia disputar o governo. Aí eu decidi topar", afirmou Soninha.
No Amazonas, o deputado estadual Luiz Castro (PPS) colocou seu nome a disposição do partido para disputar o governo do Estado. Em setembro, o partido anunciou aliança com o PSDB para 2010. Na ocasião, o presidente estadual do partido no Amazonas, Guto Rodrigues, disse que o PPS discute a formação de uma coligação com outras três siglas para disputar as próximas eleições: o DEM, o PSB e o PDT.
Em Mato Grosso, o partido trabalha com a pré-candidatura do deputado estadual Percival Muniz, presidente regional da legenda. "Não escondo de ninguém que é meu sonho ser governador do Mato Grosso", diz o deputado, por meio de nota.
O presidente estadual do PPS em Rondônia, o deputado Moreira Mendes, também se apresentou como um dos pré-candidatos da legenda. O outro pré-candidato é o vice-governador João Cahúlla.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u646981.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário