17 de mar. de 2010

Para pecuaristas, Dilma diz que governo reduziu pressão sobre reforma agrária

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Uberaba (MG)

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, afirmou nesta quarta-feira em encontro com pecuaristas que a gestão Lula conseguiu reduzir a pressão sobre a reforma agrária com as políticas sociais desenvolvidas.

Após ouvir uma série de reivindicações dos dirigentes da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), especialmente sobre o compromisso do governo com o direito à propriedade, Dilma afirmou: "Nós diminuímos a pressão que havia sobre a terra no Brasil".

"Acredito que a gente alterou as condições de conflito de terra", disse. Segundo ela, programas como o de financiamento de tratores para os agricultores familiares e o Luz para Todos, além da maior oferta de crédito, causaram essa situação.

De acordo com Dilma, os programas de transferência de renda e de assistência técnica "diminuíram a pobreza no campo e diminuíram a tensão".

Dilma teve um dia típico de pré-candidata, desgarrada do presidente Lula. Vistoriou obras, reuniu-se com prefeitos de vários partidos e Estados, cumprimentou pessoas beneficiadas com o programa Minha Casa, Minha Vida e abraçou e tirou fotos com aliados.

Segundo Dilma, o fato de a AGU ter definido que ela pode ir a palanques após deixar o governo no fim do mês e até ser oficializada candidata não significa que fará disso o eixo da sua estratégia.

"Não é o eixo principal da nossa estratégia de campanha. O eixo principal, quando eu vier a fazer campanha, vai ser atividades fechadas com o presidente, discussões setoriais. Eu não estou dizendo que não irei [aos palanques], estou dizendo que não é isso o centro do que vai acontecer de abril a junho", afirmou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u708439.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário