9 de set. de 2010

Marina diz que quebra de sigilos "deixa sociedade brasileira desamparada"

André Naddeo
Do UOL Eleições


A candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (9) que os episódios de quebra de sigilo fiscal na Receita Federal deixam “a sociedade brasileira se sentindo desamparada, impotente. Temos que amadurecer neste país para que a gente possa tratar as coisas do tamanho que elas são. A banalização do dolo faz com que as pessoas não dêem mais tanta atenção a isso.”

A candidata verde participa, no Rio de Janeiro, de uma sabatina promovida pelo jornal “O Globo” e criticou as principais esferas do governo, que na sua opinião, foram omissas, a começar pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, órgão ao qual a Receita Federal está diretamente ligada.

“Quando eu estava no ministério do Meio-Ambiente, trabalhei muito para que não aconteça o que aconteceu na Receita Federal. O ministro [Guido Mantega] banalizou da pior forma possível. Ele já provou que não tem condição de diálogo. Ele vem a público para dizer que é corriqueiro algo que claramente não é”, afirmou.

Na semana passada, ao comentar o assunto, Mantega disse que está promovendo uma melhora no sistema de segurança da Receita, mas delcarou que "não há sistema inviolável" e que "vazamentos sempre ocorreram". Segundo ele, a Corregedoria da Receita "está trabalhando exaustivamente com rigor e maior rapidez do que normalmente" no caso da quebra de sigilo de pessoas ligadas ao presidenciável José Serra (PSDB).

Marina também não poupou críticas ao presidente Lula. “Aí vem a defesa do presidente à candidata [Dilma Rousseff], esquecendo dos milhares de brasileiros que tiveram o seu sigilo [fiscal] quebrado. Todos esqueceram que temos 2.000 pessoas com o sigilo violado e ele [Lula] sai em defesa de quem não teve o sigilo violado”, disse.

Ao ser questionada pelos jornalistas que participam da entrevista se teria demitido o ministro Mantega após os episódios na RF, Marina Silva disse que “as investigações seriam rigorosas, e não teria banalizado o tema, usado como desculpa se é ou não coisa política. É um descontrole total. Aí a gente descobre que a funcionária que violou o sigilo de mais de 2.000 pessoas é alguém terceirizado, ‘geneticamente modificada’. Não dá para brincar com coisa séria”.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/09/09/marina-diz-que-quebra-de-sigilos-deixa-sociedade-brasileira-desamparada.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário