9 de set. de 2010

Dilma diz que defesa de Lula na TV foi "institucional"

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira que a defesa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa de TV foi "institucional" e disse que o presidente não baixou o nível.

"Lula fez uma fala institucional muito clara, de muito boa qualidade, não baixou o nível em nenhum momento", disse. "Ele (Lula) falou por ele. Ele é do meu partido, líder do PT. Ele falou ontem pelo meu partido", complementou.

O presidente Lula apareceu no programa de TV de Dilma da véspera afirmando que ataques contra sua candidata são, na verdade, "preconceito contra a mulher brasileira" e que a oposição usa "mentiras" e "calúnias" na campanha.

"Falar em baixaria eu falo também. Eu falo que o candidato adversário (José Serra) faz factoide, baixarias e falsidades contra mim, e nem por isso eu estou baixando o nível", disse Dilma.

Questionada se a oposição não estaria tentando explorar ao máximo na campanha eleitoral os casos de violação de dados de contribuintes da Receita Federal, Dilma voltou a dizer que está tranquila com "a situação presente".

Nesta quarta-feira, sites noticiosos divulgaram que mais uma pessoa --a sexta-- ligada ao tucano José Serra teve violação de dados na Receita Federal. Desta vez, a vítima foi o empresário Alexandre Bourgeois, marido da filha do tucano, Verônica Serra.

O Ministério da Fazenda divulgou nota no começo da noite desta quarta-feira afirmando que apenas os dados cadastrais de Bourgeois foram acessados, não configurando a quebra de sigilo fiscal.

Dilma também se mostrou confiante com as próximas pesquisas de opinião. "Se acharem que está caindo, esperem para ver", afirmou a candidata, ao ser indagada se os oposicionistas não estariam apostando em uma queda na diferença entre ela e Serra.

Nos próximos dias, os institutos Datafolha e Sensus vão a campo novamente. Nas últimas pesquisas de opinião, Dilma se manteve estável com larga vantagem --sempre em torno de 20 pontos percentuais-- e venceria o pleito já em primeiro turno.

(Reportagem de Bruno Peres)

http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE6870NY20100908

Nenhum comentário:

Postar um comentário