8 de mar. de 2010

No Dia Internacional da Mulher, amigas lançam site para alavancar candidatura de Dilma

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasíia

No Dia Internacional da Mulher, amigas e simpatizantes da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) colocaram no ar um site para alavancar a candidatura da petista ao Palácio do Planalto. Intitulado de "Mulheres com Dilma", o site reúne depoimentos de amigas da ministra do período em que viveram em Belo Horizonte (MG) --onde a pré-candidata passou a infância.

Como a Justiça Eleitoral determina que os candidatos só podem dar início às campanhas depois das convenções partidárias, em julho, o site não se declara um espaço eleitoral. Na prática, porém, mostra a intenção das amigas de Dilma de colaborar com a sua eleição à Presidência da República.

"Somos mulheres identificadas com Dilma Rousseff e estamos mobilizadas por um país melhor para vivermos. O objetivo deste blog é encontrar mulheres que pensam como nós. Queremos somar e multiplicar, pois acreditamos que juntas chegaremos lá", diz a apresentação do site.

O espaço reúne, até agora, três depoimentos de amigas da ministra mencionando qualidades de Dilma --sem direta conotação eleitoral. Também há links para sites do governo federal, ONGs (organizações não-governamentais) e entidades ligadas às mulheres.

Uma das amigas de infância de Dilma, Sônia Macedo, afirma que o fato de a ministra ser "engraçada e generosa" contribui para o seu perfil político. "Eu acrescento a doçura, a generosidade e o humor também como um perfil importantíssimo para um político e, mesmo porque, a generosidade e a doçura faz com que ela compreenda os problemas de todos", afirma.

Ex-companheira de militância de Dilma durante a ditadura militar, Neusa Ladeira afirma que a primeira qualidade da ministra é ser mulher --mesmo sem explicitar o mote da campanha de tentar eleger a primeira mulher presidente da República.

"Mulher é sensível e vai fazer uma grande diferença. Ela é uma mulher inteligente, uma mulher prática nas coisas. Pra mim, é isso que faz a diferença na Dilma. Não sei expressar o que eu quero expressar, eu só sei que eu gosto muito da Dilminha."

O terceiro depoimento é de Eda Guillen, amiga de Dilma desde o curso primário. "Dilma sempre se destacava na escola e na sala porque ela era uma pessoa muito estudiosa, muito séria e tirava sempre as medalhas que a escola oferecia. A gente frequentava muito a casa dela, principalmente eu ia muito na casa dela para poder estudar."


Internet

Uma das determinações do núcleo da campanha da ministra é fortalecer a internet como ferramenta eleitoral. No PT, há a determinação de se utilizar a rede mundial de computadores --especialmente sites de relacionamento-- como mais um veículo de campanha, o que inclui orientar os militantes a criar sites, blogs ou mesmo divulgar e-mails em favor da petista.

O homem que liderou a estratégia revolucionária de internet de Barack Obama durante a campanha presidencial do ano passado foi contratado para auxiliar na campanha de Dilma. A empresa de Ben Self, Blue State Digital, vai atuar como consultora para uma estratégia online da campanha da petista.

Como chefe da campanha digital de Obama, Self foi essencial na criação de uma enorme base de apoio que ajudou a levar o democrata à Casa Branca e levantar US$ 500 milhões para a sua campanha online, número recorde de doações.

Self visitou Brasília no ano passado para se encontrar com a ministra. Ele disse, na ocasião, que a companhia está trabalhando com uma parceira local para ajudar o PT a planejar a campanha, e que deve ter um papel maior quando a campanha começar de fato.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u703828.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário