O Globo - 07/10/2009
RIO - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu defendeu nesta quarta-feira a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para o governo de São Paulo. Para Dirceu, o PT deveria lutar pelo apoio do PSB nas eleições de 2010 e lançar Dilma para presidente e Ciro em São Paulo.
"Outra tática que o PT poderia seguir, e à qual sou favorável, é disputar o apoio do PSB e convencê-lo a fechar com Dilma e a lançar Ciro candidato a governador de São Paulo. Essa é uma estratégia que exigiria uma ação conjunta das direções do PT paulista e nacional, coordenada pelo presidente Lula e pela nossa candidata, Dilma Rousseff", disse Dirceu no seu blog.
Na semana passada, Ciro mudou seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo para, segundo ele, adquirir intimidade com o estado . Apesar da troca, o deputado disse que iria disputar a presidência no ano que vem.
O presidente Lula defende que ele se candidate ao governo paulista. Mas isso não é uma unanimidade no PT. Na segunda-feira, a ex-prefeita Marta Suplicy disse que Ciro "não tem a ver" com São Paulo e defendeu a candidatura própria do partido . Em resposta, Ciro afirmou que trocou o o domicílio eleitoral "a contragosto" .
Para Dirceu, a situação em São Paulo "não é nada boa":
"O fato é que a situação no Estado não é nada boa em se tratando da base do governo Lula. O PSB, PMDB, PV e PTB, além do PPS e do DEM, apóiam o governo Serra. O PSB e o PTB, aliás, tem uma longa tradição de apoio aos tucanos, iniciada com o governo Mário Covas, passando pelo de Geraldo Alckmin e agora com José Serra".
Caso não seja possível fazer uma aliança, Dirceu diz que o PT terá que lutar em três frentes nas eleições de 2010: contra o governador de São Paulo, José Serra, a senadora Marina Silva (PV-AC) e Ciro.
"Sem ilusões, é certo que, em busca de um lugar no 2º turno, todos estarão contra Dilma e o PT".
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/10/07/em-blog-dirceu-defende-candidatura-de-ciro-ao-governo-de-sao-paulo-767949303.asp#
Nenhum comentário:
Postar um comentário