20 de ago. de 2010

Lula atribui ao ‘desespero’ citação de tucano ao seu nome

Correio do Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reagiu com indignação ao uso não autorizado de sua imagem no programa eleitoral do candidato tucano à sua sucessão, José Serra. Chegou a considerar uma “desfaçatez” a atitude do adversário, ultrapassado por 14 pontos de diferença, até agora, pela candidata petista Dilma Roussef, que tende a vencer as eleições de outubro ainda no primeiro turno, segundo avaliação do Instituto Ibope. Em conversa com colaboradores da campanha de Dilma, Lula acredita, no entanto, que a referência ao seu nome, na propaganda da oposição equivale a “outro tiro no pé”.

– E não seria o primeiro – emendou Lula.

Lula acredita que, ao usar uma referência desse nível, a coordenação de marketing da campanha tucano associou ao candidato a ideia de que ele está “no desespero”. O presidente chegou a pensar na hipótese de ignorar o ato desavisado dos tucanos, deixando para a candidata que ele escolheu a tarefa de responder à questão, mas não abrirá mão de fazer referências irônicas ao fato.

Mesmo antes de saber que o PSDB iria ao ar, no programa eleitoral exibido em horário nobre na TV brasileira, Dilma já havia chamado de “patética” a alternância de Serra entre as críticas e os elogios ao governo Lula, em um movimento confuso, no qual ele quer “colar” sua imagem à de Lula, que goza de 80% de aprovação do eleitorado brasileiro, ao mesmo tempo em que critica o governo liderado pelo petista e a candidata Dilma, que ele aponta como sua futura sucessora.

Analistas avaliam, no entanto, que para os eleitores, qualquer crítica a Dilma se confunde com a agressão ao próprio Lula, o que torna a manobra ineficaz e perigosa para o prestígio político do candidato tucano.

Serra, no programa que levou ao ar na noite passada, aparece ao lado do presidente – descrito por ele como ‘grande líder’ – e afirma que ‘falta vivência’ à rival petista. As imagens dos dois, lado a lado ocuparam, os primeiros 5 segundos do tucano no horário nobre da TV. Um locutor os descreve como “líderes experientes” e “homens de história”. E o locutor acrescentou:

http://correiodobrasil.com.br/lula-atribui-ao-desespero-citacao-de-tucano-ao-seu-nome/177072/

Nenhum comentário:

Postar um comentário