16 de ago. de 2010

Dilma promete distribuição 100% gratuita de remédios para diabetes e hipertensão

Folha

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, prometeu nesta segunda-feira que, se eleita, terminará de implementar um programa de distribuição gratuita de medicamentos para tratamento de diabetes e hipertensão.

Segundo a candidata, atualmente o governo federal já subsidia 90% desse tipo de remédio nas rede privada, a um custo de R$ 400 milhões por ano, além de garantir a entrega de graça na rede pública. O que a petista promete é subsidiar os 10% restantes.

"Estamos nos propondo a universalizar o tratamento para as duas doenças que são as que mais incidem", disse.

Para Dilma, o aumento da arrecadação proveniente do crescimento do PIB nos próximos anos será suficiente para custear a implantação completa do SUS (Sistema Único de Saúde).

"É claro que a CPMF faz falta, mas será um grande esforço. Todos precisarão entender que uma parte de tudo o que for arrecadado a mais deverá ir para a Saúde. Eu acho que estamos numa situação boa e quando o PIB cresce, cresce também a arrecadação sem aumentar um só imposto. O que sobrar, o que arrecadar a mais terá de ir para a Saúde".

Dilma defendeu ainda investimentos em pesquisa de biotecnologia, que segunda ela, poderá assegurar ao país vantagens na negociação dos medicamentos de alto valor agregado desenvolvidos com base em ativos biológicos.

"Nesta área temos salto a dar. Antes de virar genérico, esses remédios entram no mercado como um produto de alto valor agregado", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/783711-dilma-promete-distribuicao-100-gratuita-de-remedios-para-diabetes-e-hipertensao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário