THIAGO FARIA
Colaboração para a Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, durante discurso no 3º Congresso do PT, que a prioridade para as eleições em 2010 é que o candidato seja "alinhado com o projeto" do governo. Para ele, é "necessário que o partido aprofunde o debate" sobre uma candidatura própria.
Com a fala, o presidente não descartou a possibilidade de apoiar uma candidatura da base aliada. No entanto, na opinião de alguns petistas, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o PT deve ter candidato próprio.
Em seu pronunciamento, Lula ressaltou as realizações de sua gestão, como investimentos em educação e o programa de reforma agrária.
O presidente também destacou os aportes de R$ 504 bilhões previstos para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) até 2010, mas afirmou que as prioridades de seu governo não são as "obras", mas "colocar comida na boca do povo".
Lula disse ainda que se entristece com a "falta de compreensão" da classe média do país, que, na opinião dele, acaba recebendo mais do governo do que os "pobres". "Em isenções fiscais nas escolas, nos convênios", exemplificou.
Em mensagem aos integrantes do partido, o presidente afirmou que nas investigações do mensalão "aqueles que forem comprovados [culpados] pagarão" e pediu aos militantes que sejam mais próximos do governo, mas moderados nas críticas.
"Mudamos a direção do PT, porque a realidade mudou, mas mudamos sem mudar de lado", afirmou Lula, muito aplaudido pelos militantes do partido.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u324926.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário