18 de jan. de 2010

Serra sai a campo para conquistar votos nos maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio e Minas

Eleitorado dos três Estados representa 40% do total, com 54,9 milhões de pessoas

Do R7, com Correio do Povo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), já começa a se mexer para conseguir consolidar seu favoritismo na campanha presidencial deste ano. Para isso, ele vem marcando terreno nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que, juntos, representam 41,6% do eleitorado do Brasil, ou 54,9 milhões de pessoas com direito a voto.

Em Minas, Serra quer que o governador do Estado, Aécio Neves (PSDB), comece a defender publicamente sua candidatura, mesmo que ele não queira ser o vice na chapa encabeçada pelo paulista. Para muitos tucanos, a dobradinha ainda pode sair dos planos de Serra para se materializar em votos.

Ao decidir se candidatar à Presidência, o governador paulista também abre caminho para que o colega de partido e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin saia candidato no Estado e comece a usar sua popularidade (50% de intenções de votos segundo as últimas pesquisas eleitorais) para fazer campanha para Serra.

No Rio de Janeiro, as costuras políticas são mais frouxas. Como o PSDB não tem nenhum candidato forte no Estado, Serra vem tentando convencer o amigo e deputado federal Fernando Gabeira (PV) a sair candidato em uma coligação com PSDB, DEM, PPS e PV.

Apesar de Gabeira preferir uma cadeira no Senado, a proposta é tentadora porque a aliança daria ao deputado um tempo na TV quase tão grande quanto a do governador peemedebista Sérgio Cabral, que vai tentar se reeleger com dois pesos pesados em seu palanque: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff (Casa Civil).

Agora Serra precisa convencer o PV, que já tem candidato próprio para disputar o Planalto: a senadora Marina Silva (AC), ex-PT, partido arqui-inimigo do PSDB.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/serra-sai-a-campo-para-conquistar-votos-nos-maiores-colegios-eleitorais-do-pais-sao-paulo-rio-e-minas-20100118.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário