14 de jan. de 2010

Líderes do PSOL condicionam apoio ao PV à desistência de aliança com PSDB no Rio

DANIEL RONCAGLIA
colaboração para a Folha Online

O PSOL está prestes de desistir do apoio a candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência, segundo líderes do partido. A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) e mais dois integrantes da Executiva Nacional divulgaram manifesto nesta quinta-feira no qual condicionam o apoio à desistência do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) da candidatura ao governo do Rio de Janeiro ao lado PSDB.

"Quando iniciamos a discussão para a aliança [com Marina], um dos pressupostos era uma candidatura independente das forças políticas", afirmou Luciana. Segundo ela, essa independência deve refletir nos palanques estaduais.

A movimentação contra a aliança, que inclui os dirigentes partidários Martiniano Cavalcanti e Roberto Robaina, começou depois que a Folha publicou ontem que Gabeira admitiu a possibilidade de entrar na disputa estadual em coligação com o PSDB. Apontado como o candidato ideal do governador José Serra (PSDB), Gabeira tem aval de Marina Silva.

Segundo Luciana, se PSOL desistir da aliança, a vereadora Heloisa Helena (AL) sairá, mesmo assim, candidata ao Senado. "A Heloisa Helena está ciente da nossa movimentação, isso não muda na decisão dela de ser candidata ao Senado. A pressão em Alagoas está forte", diz a deputada, que classifica como desmoralização para o partido a aliança de Gabeira com os tucanos. Para Luciana, o partido deve sair com um candidato, mas esse nome precisa ser ainda "construído".

A reportagem ligou para Heloísa Helena na tarde desta quinta-feira, mas ela não atendeu as chamadas.

Em dezembro, Luciana apoiou Heloisa Helena na votação interna no PSOL para que se prosseguissem as negociações em torno do eventual apoio a Marina. O grupo venceu a votação na direção do PSOL por 41 a 19. "Fomos os maiores defensores da aliança", afirma a deputada.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u679393.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário