8 de jun. de 2010

Marina Silva troca coordenador de campanha

Folha

BERNARDO MELLO FRANCO



A campanha da presidenciável Marina Silva (PV) vive um momento de troca de guarda. O coordenador nacional Alfredo Sirkis está de saída para se dedicar à própria candidatura a deputado federal, pelo PV do Rio.

O cargo será assumido pelo ambientalista João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente na gestão da senadora. Ele dividirá o comando com vice da chapa, o empresário Guilherme Leal.

A dupla conta com a confiança de Marina, mas não tem experiência em eleições presidenciais. Isso levou os verdes a buscarem o reforço de mais um ex-petista: o ex-deputado Airton Soares, 64.

Ele terá a missão de traçar estratégias e articular apoios nos Estados. Fundador do PT, foi um dos três deputados obrigados a se desfiliar da sigla em 1985, após votar em Tancredo Neves na eleição indireta para a Presidência.

Depois do episódio, passou por PMDB, PDT, PSDB e PPS, até se filiar ao PV, no ano passado. Atuou nos bastidores de duas campanhas presidenciais: de Leonel Brizola (PDT), em 1989, e Ciro Gomes (PPS), em 1998.

Amigo do presidente Lula, o ex-deputado é do conselho da Infraero desde o início do governo, em 2003. Ele disse à Folha que não pretende deixar o cargo, que paga jetom de R$ 1.900 por reunião mensal: "É um valor irrisório. O que me sustenta é meu escritório de advocacia".

Sobre o apoio a Marina, afirmou: "Sou amigo do Lula, mas não devo subordinação a ele".

A campanha ainda conta com outros egressos do PT, como o ex-deputado Luciano Zica, responsável pela agenda da senadora, e o publicitário Paulo de Tarso Santos, que lançou o slogan "Lula-lá" na campanha de 1989.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/747015-marina-silva-troca-coordenador-de-campanha.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário